segunda-feira, janeiro 28, 2008

O tirano morreu

Blog InBetween
Domingo, Janeiro 27, 2008

Suharto, ex-ditador Indonésio, morreu, finalmente. Falta-me a hipocrisia para sugerir que possa sentir qualquer sensação de pena. Menos um tirano genocida no mundo, ainda bem para nós! Haja uma celebração!

O dito senhor tem um currículo que poucos podem acusar de não ser único:

- Golpe de estado disfarçado onde “milagrosamente” ele sobreviveu e os revoltosos e mais 6 generais que competiam ao mesmo cargo todos morreram.

- Uma purga de comunistas reais e imaginários resultou em 600.000 mortes e um clima de medo do povo e da classe política que levou à sua promoção a chefe das forças armadas.
- Depôs o presidente Sukarmo mantendo-o sobre prisão domiciliária durante anos a fio até à sua morte.

- Conseguiu assegurar 2 mil milhões de dólares em investimentos americanos na industria do petróleo.

- Migrações forçadas de 1,5 milhões de indonésios para cobrir as necessidades políticas e económicas do estado e do investidores estrangeiros.

- Invasão com bênção americana da colónia portuguesa de Timor Leste.

- Repressão brutal de toda e qualquer opinião política real.

- Supressão de qualquer investigação real sobre a sua fortuna pessoal sobre a ameaça de revelar o envolvimento de personagens políticas nacionais e estrangeiras que tinham igualmente lucrado.
- Morrer em paz e sossego apesar de ter tido uma carreira de sangue, morte, violações, torturas, perseguições e corrupção.

Não se sentem todos aliviados pelos paladinos do “Ocidente” escolherem este tipo de aliados?

posted by Pedro Fontela

Sem comentários:

Enviar um comentário