terça-feira, outubro 16, 2007

Comentário na sua mensagem "Ramos-Horta mostra reservas à atribuição do Nobel ...":

Tradução da Margarida:

Dos Leitores

Em baixo estão reproduzidas duas cartas para o Editor em resposta a um texto bizarro nesse jornal de 22 Setembro de 07 quando ele revelou que queria ser Secretário-Geral da ONU.

Agora as pessoas estão finalmente a começar a ver por si próprias, o que ele é, um egoísta ambicioso que na verdade quer ser estar noutro lado qualquer menos em Timor-Leste e com os seus problemas.

The Age (Melbourne, Australia)
Outubro 13, 2007 Sábado

Herói Local

· José Ramos-Horta (Setembro 22) era suposto ajudar a resolver os muitos problemas de Timor-Leste.

Os seus conterrâneos e observadores estrangeiros puseram as suas esperanças nele. Que desilusão que aparentemente ele só veja os seus interesses, a sua própria grandeza e os seus próprios feitos. Este "herói local" parece ter grandes visões de se tornar secretário-geral das Nações Unidas, o palco mundial para fazer paz.

Como é que ele pode resolver conflitos internacionais quando se pode afastar com tanta facilidade das complexidades crescidas em casa? Será o "apenas Deus nos poderá ajudar" uma desculpa bem-vinda para limpar as suas mãos dos problemas locais para procurar fama e fortuna noutro lado?

Se sim, a ideia que Deus trabalha através de pessoas e que não aparecerá um dia "em pessoa" para resolver problemas feitos pelo homem aparentemente escapou-lhe totalmente.

Brigitte Lucey
Pennant Hills, NSW

· Obrigada por confirmar as minhas suspeitas de há longo prazo em relação a este presidente consciente da sua imagem. As ambições de José Ramos-Horta para Timor-Leste parecem secundárias perante as suas próprias, e conquanto a publicidade que ele procura possam atrair a atenção para as necessidades deste jovem Estado, um fútil mulherengo provavelmente estará melhor nas Nações Unidas do que a trabalhar nas questões práticas do seu país.

David Tonkin, Woollahra, NSW

Sem comentários:

Enviar um comentário