TVI
2007-09-25 19:34
Assembleia-Geral da ONU
O presidente da UE diz ainda que a Europa está preparada para assumir responsabilidades no Kosovo.
José Sócrates, presidente em exercício da União Europeia (UE) frisou, esta terça-feira, que a União Europeia está preparada para assumir responsabilidades no Kosovo e pediu mais meios para as missões das Nações Unidas. Bruxelas quer ainda a erradicação da pobreza e a consolidação de Timor-Leste.
Discursando perante a 62ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, na qualidade de presidente em exercício da UE, Sócrates abordou as principais questões da agenda da política externa europeia.
De acordo com a Agência Lusa, o Primeiro-ministro português referiu-se a prioridades da presidência, como a cimeira UE/África e o processo de autonomia do Kosovo.
Ao longo de 13 páginas, o chefe do Governo português defendeu o primado do Direito internacional, do multilateralismo e das Nações Unidas para a resolução das grandes questões globais, de carácter ambiental ou político.
Em relação à erradicação da pobreza, Sócrates manifestou apoio a missões das Nações Unidas e da União Africana em palcos como o Dafur, no Chade Oriental e no norte da República Centro Africana. Em relação ao diferendo no Kosovo, o presidente em exercício da UE preconizou uma solução «política abrangente, democrática e multi-étnica».
Sócrates deixou ainda mensagens em defesa de um tratado internacional contra a proliferação de armas e de uma convenção global contra o terrorismo.
O Primeiro-ministro pediu o apoio da comunidade internacional à consolidação de Timor-Leste enquanto Nação, «para que a paz não se confunda com o período entre duas guerras».
Sem comentários:
Enviar um comentário