Tradução da Margarida:
AustraLasia #1930 - 22nd August 2007
Dili: Relatar com exactidão é um negócio manhoso nas melhores alturas e ainda mais manhoso quando todos os alegados incidentes acontecem em áreas isoladas e são largamente relatados em ambas as imprensas secular e Católica – como tem ocorrido recentemente em Timor-Leste onde relatos de uma alegada intrusão num 'convento Católico' identificaram primeiro um convento Canossiano (rapidamente desmentido), depois um convento pertencente às irmãs Salesianas em Baguia (também rapidamente desmentido).
E isso é totalmente exacto, porque não há nenhum convento ou dormitório pertencente às Irmãs Salesianas em Baguia. O convento delas é em Laga, uma paróquia Salesiana, e estava tudo bem com elas lá, relativamente falando. O que era exacto era que houve um incidente relativo à entrada de um jovem num dormitório de um orfanato em Baguia, um posto avançado da missão da paróquia. Investigações subsequentes revelam que a rapariga no centro do incidente tinha 11 anos de idade. O jovem em causa está na custódia da polícia. O dormitório era gerido por gente laica, visto que não há nenhum membro residente nem da SDBs ou das FMAs lá, e por acordos de há muito tempo, algumas aldeias mantém um grau de propriedade e controlo e chegam mesmo a construir os orfanatos nalguns locais do país, sendo Baguia um destes casos.
As Irmãs Salesianas têm um orfanato em Laga, e ainda um outro orfanato e uma escola profissional em Venilale. Estes não foram afectados directamente pelo desassossego, apesar da reacção violenta de gente descontente devido a nomeações políticas ser uma questão de profunda preocupação para as comunidades Religiosas na área e para os cidadãos cumpridores da lei. O problema em Baguia, disse-nos a nossa fonte, foi que uma nultidão tinha andado a correr nas ruas e a fazer ameaças durante cerca de três dias . A área é isolada e a companhia de energia corta a energia à meia-noite na vila. A escuridão e o distúrbio geral levou um jovem, presumido ser parte da multidão, a entrar à força num dormitório onde estavam 8 raparigas. Pode ver-se, como relatos de 'gangs' e de '8 anos de idade' se começam a desenvolver.
Para além da seriedade desta intrusão particular e do ataque a uma menor, a outra vítima nestes eventos pode ser o bom e essencial trabalho da Igreja, mais especialmente em áreas remotas.
Para além disto, há poucos outros detalhes disponíveis, mas isto ajuda a clarificar a situação.
- AustraLasia é um serviço de email para a família Salesiana da Ásia Pacífico. Funciona também como uma agência para http://www.infoans.org/
ANS baseada em Roma.
Sem comentários:
Enviar um comentário