Terra.com.br
Segunda, 20 de agosto de 2007
EFE
A Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) acusou hoje tropas australianas de destruir e retirar várias bandeiras do partido e de suscitar, com essa ação, mais distúrbios na instável situação atravessada pelo país.
"Condenamos estas ações provocadoras que contribuíram para inflamar a já instável situação. A bandeira do Fretilin tem um tremendo valor simbólico e emocional para o povo do Timor-Leste", disse o vice-presidente do partido, Arsenio Bano.
O Fretilin aglutinou a resistência contra a ocupação indonésia, de 1975 a 1999, e dirigiu o primeiro Governo após a independência, em 2002.
"Dezenas de milhares de pessoas morreram sob esta bandeira lutando pela independência. Os soldados australianos insultaram nossos mártires e todo o povo do Timor-Leste. É a cultura insensível e a típica arrogância das operações militares australianas na região do Pacífico", acrescentou Bano.
A Austrália viajou ao Timor-Leste dentro da Força Internacional de Estabilização a requerimento do Governo de Díli, que solicitou tropas a quatro nações em maio de 2006 para conter a espiral de violência que ameaçava dirigir a uma guerra civil.
Desde então, a crise política continua aberta, e talvez mais inflamada depois de o Fretilin vencer as eleições legislativas de 30 de junho com 21 deputados, mas perder o Governo para uma coalizão de quatro partidos com 37 das 65 cadeiras do Parlamento unicameral.
Sem comentários:
Enviar um comentário