segunda-feira, junho 18, 2007

Maiores Disafios Logísticos Antes das Eleições Legislativas

UNMIT

18 de Junho de 2007 Dili, Timor-Leste – A Missão da ONU em Timor-Leste diz que as eleições legislativas marcadas para 30 de Junho apresentam mais desafios em termos logísticos com um total de 14 partidos políticos e coligações a apresentarem os seus candidatos á eleição.

Ao reiterar o apoio da UNMIT ás autoridades nacionais, encarregadas de gerir as eleições, o Representante Especial Adjunto do Secretário Gerald da ONU, o Sr. Finn Reske-Nielsen disse “a UNMIT continua a trabalhar com as autoridades nacionais assegurando que a próxima eleição seja livre, justa e transparente”.

Para esta eleição, o número de urnas e selos aumentará de três á quarto conforme centros de votação ao invês de dois. Outros desafios incluem os numeros crescents de material eleitoral, centros de votacao e pessoal de centros.

“As preparacoes para as eleições legislativas não são uma tarefa fácil e dou elogios áqueles que estão a participar na operação – ambos da UNMIT e as autoridades nacionais – pelos seus esforços em assegurar que as próximas eleições corram tranquilamente,” disse o Representante Especial Adjunto do Secretário Geral das Nações Unidas.

Da mesma forma que a segunda volta das últimas presidenciais em Maio, o número de boletins de voto producido será 20% á mais do número total de votantes registados. Um total de 652.000 boletins de voto será destribuido em todos os cantos do país em blocos de 50. A nível distrital, uma reserva será guardada para contornar os imprevisíveis.

Iniciou-se na semana passada a destribuição de material não-sensível (incluindo urnas e cabines de voto) em todos os 13 distritos de Timor-Leste, com a UNMIT a proporcionar o apoio logistico. O material sensível (incluindo boletins de voto e carimbos) será transportado de Dili para capitais distritais á partir de 26 de Junho e, de capitais distritais as estações de voto e 520 centros de voto por helicópteros, viaturas e cavalos com portadores, no dia 29 de Junho.

No fim dos votos, o material eleitoral será retirado dos centros de voto e levado para Centros Distritais de Contagem, onde a contagem terá lugar conforme os despositivos da lei eleitoral revista. A recepção e a reconciliação do material eleitoral começarão na tarde de 30 de Junho e, daí, comecar-se-á imediatamente a contagem. Os centros de contagem funcionar-se-ão a partir das 7:00hrs de manhã, ás 10:00hrs da noite, até que os Centros Distritais de Contagem terminem o processo.

A essa hora, espera-se que a contagem leve 48 horas mais. Uma vez terminado, todos os materials sensíveis serão levados de volta á Assembléia de Apuramento Nacional da CNE.

A UNMIT é mandatada através da Resolução 1704 do Conselho de Segurança da ONU para “apoiar Timor-Leste em todos os aspectos do processo eleitoral presidencial e legislativo, incluindo o apoio logístico e técnico, consultoria das políticas eleitorais e verificação ou outros meios.”

Para mais informação, favor, contactar a Porta-voz da UNMIT, a Srª. Allison Cooper no +670 7230453

Sem comentários:

Enviar um comentário