domingo, maio 27, 2007

Timor: UE dá 63 M€ para projectos de desenvolvimento

Diário Digital / Lusa
25-05-2007 13:58:00

A União Europeia vai atribuir 63 milhões de euros a Timor-Leste para apoiar programas de desenvolvimento naquele país asiático, anunciou hoje o representante especial do secretário-geral da ONU para Timor-Leste em Lisboa.

O anúncio foi feito por Atul Khare no final de uma audiência com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, tendo o diplomata indiano sublinhado a importância que Timor-Leste tem para «os 27».

Atul Khare falando em nome do novo Presidente timorense, José Ramos-Horta, adiantou também ter convidado o presidente da CE a visitar Timor-Leste, à semelhança do que já fizera com o primeiro-ministro português, José Sócrates, cujas datas serão definidas através dos canais diplomáticos próprios.

1 comentário:

  1. Em 06.02.2007, conforme relatava o Público “(…) Actualmente estão a ser programados (pela CE) projectos no valor de cem milhões de euros. No futuro, espera-se o reforço das iniciativas europeias também a nível político. (…)”

    Agora, pouco mais de três meses depois, pela voz do pró-cônsul Khare, afinal a verba reduziu-se para apenas 63 milhões. Isto é a um ritmo de menos 12 milhões por mês. Mas apesar disto ele ficou “satisfeitíssimo”! Será que quer o Governo, quer o Parlamento de Timor-Leste compartilham desta satisfação? Será que não irão esclarecer tão estranho emagrecimento da ajuda junto da própria Comissão Europeia? Espero bem que sim.

    Deixo o link da notícias para poderem confirmar:
    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1284814&idCanal=18

    ResponderEliminar