terça-feira, maio 08, 2007

Timor-Leste: Xanana diz estar farto da presidência

TVI – 2007-05-07 20:34

O presidente de Timor diz que se limitou a fazer oposição ao governo da Fretilin.

Xanana conta os dias que faltam para abandonar o Palácio das Cinzas. Para trás, cinco anos em vão na presidência da República da mais jovem nação no mundo. Xanana diz que sai, farto, e por isso criou um partido que tenta participar no desenvolvimento de Timor.

O partido é o CNRT, agora chamado Congresso Nacional de Reconstrução de Timor. No novo partido o lema é «libertámos a pátria, libertemos o povo», ou, por outras palavras, libertemos Timor da corrupção.

A culpa da crise em Timor-leste é da Fretilin, diz Xanana, que se reconhece impotente para resolver o que quer que seja.

A maior frustração para Xanana é a falta de desenvolvimento económico de Timor-leste, um país onde o nível de vida é tão caro que afugenta qualquer investidor.

Às portas da segunda volta para as presidenciais, não esconde o seu desprezo por Lu-Olo, o candidato da Fretilin. Ao contrário, é com entusiasmo que apoia Ramos Horta, já a pensar num futuro cenário de coabitação: Xanana como primeiro-ministro entender-se-ia às mil maravilhas com Ramos Horta na presidência.

Xanana Gusmão prepara-se para se candidatar à chefia do próximo governo de Timor-leste. as eleições legislativas são a 30 de Junho.

4 comentários:

  1. A CULPA NAO E DA FRETLIN MAS E TUA XANANA.
    NAO VENHAS COM MENTIRAS.

    ResponderEliminar
  2. Sempre dissimulado, sempre aldrabão, sempre mentiroso e pensa ele que se safa sempre?

    ResponderEliminar
  3. Este individuo depois de tudo ganhou uma cabeca e um miolo de galinha!

    ResponderEliminar
  4. Tão amigos que eles eram. Xanana e Lu-olo. RH e Alkatiri.
    Tanta força que tinham quando lutavam pelo mesmo objectivo.
    E a população vê a sua situação degradar-se de dia para dia. Se querem culpar Xanana e RH dessa situação, continuem. Se querem isentar os governantes da FRETILIN, continuem.
    Mas são os timorenses pobres que continuam a comer o pó que estes homens lhes atiram à cara.

    ResponderEliminar