quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Lu-Olo é candidato ao lugar de Xanana Gusmão

Público - 21-02-07
Jorge Heitor

O presidente da Fretilin e do Parlamento de Timor-Leste, Francisco Guterres (Lu-Olo), de 53 anos, apresentou ontem, em Díli, a capital, a sua candidatura à chefia do estado nas eleições presidenciais cuja primeira volta tem lugar em 9 de Abril.

Depois de ter saudado os seus compatriotas que já estão na corrida, como Francisco Xavier do Amaral, da Associação Social Democrata Timorense (ASDT), e Manuel Tilman, do partido Kota, Lu-Olo disse aceitar ser candidato do partido maioritário, que tem como secretário-geral o antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri.

"Buscarei sempre inspiração nos nossos heróis, desde Nicolau Lobato a Konis Santana", acrescentou Lu-Olo, numa referência a dois dos comandantes da resistência timorense à ocupação indonésia. "ao presidente da república compete facilitar o diálogo e estabelecer a ponte entre todas as forças vivas da sociedade, para consensualizar os grandes desígnios nacionais e garantir a coesão social".

São mais de 10 os nomes até agora avançados ou apenas sugeridos para a presidência, devendo as inscrições terminar daqui a uma semana.

A grande expectativa está agora no anúncio que o actual primeiro-ministro, José Ramos-Horta, deverá fazer nas próximas 48 horas. Admite-se em círculos políticos de Díli que Ramos-Horta, prémio Nobel da paz, não vai querer perder a oportunidade de tentar chegar à mais alta magistratura da nação, agora ocupada por Xanana Gusmão.

O Partido Social Democrata (PSD), do antigo governador Mário Carrascalão, apoia a candidatura de uma mulher, a jurista Lúcia Lobato, enquanto o Partido Socialista Timorense (PST) tenciona avançar com o seu secretário-geral, Avelino Coelho da Silva.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário