sexta-feira, fevereiro 09, 2007

China: Procura de café aumentará 40% em 2007

Pequim, 07 Fev (Lusa) - O consumo chinês de café irá aumentar até 40 por cento durante 2007, podendo os valores ascender às 60 ou 70 mil toneladas, informa hoje o jornal oficial chinês "Shanghai Daily".

As cadeias de café presentes na China, como a "Starbucks" e as suas notórias imitadoras locais, popularizaram a bebida nas grandes cidades do país, contribuindo para que o consumo de café tenha atingido entre 40 e 50 mil toneladas durante 2006, disse Zou Lei, representante da Associação Chinesa do Café, citado pelo jornal.

O valor, no entanto, inclui entre 10 e 20 mil toneladas utilizadas pela indústria farmacêutica chinesa, que usa a cafeína para a produção de analgésicos.

A maioria do café consumido na China é proveniente do Brasil, Colômbia, Quénia e Vietname, mas o país tem também plantações próprias na províncias de Hainão, Guangdong e Fujian (sul do país) e Yunan (sudoeste), exportando cerca de 10 mil toneladas por ano para a Europa e Estados Unidos.

Timor-Leste é outro dos países exportadores de café para o mercado chinês, em especial para o sul da China, com as exportações do produto a representar uma parte crescente no comércio bilateral.

RBV/AZL-Lusa/fim

.

2 comentários:

  1. eSTAMOS NO BOM CAMINHO AGORA.E ESPERE,OS QUE HAJA ESTABILIDADE MAI RAPIDO POSSIVEL PARA A ESTABILIDADE DA NOSSA ECONOMIA....PODEMOS NEGGOCIAR COM OUTROS PAISES DA EROPA...TAMBEM...!!!

    Estabilidade....é o faktor do crescimeto economico...!!!

    ResponderEliminar
  2. Como um membro da populacao de Timor, acho eu que nao deviamos preocupar e gastar demasiado energia com a politica e poder sobretudo gastando tanta energia e dinheiro participando em demonstracoes inuteis e sem objectivos claros! Somos atrasados em termos economicos e em educacao, porque a maior concentracao do nosso modo de pensar, como uma sociedade, esta bem centrada, quase na vida quotidiana, nos assuntos relativas a POLITICA, LUTA PELO PODER, GUERRA, CRIMES, VANDALISMO, E NO SEU PIOR SOMOS FORCADOS MENTALMENTE E PSICOLOGICAMENTE PELA NOSSA CEGA SUBMISSAO A IGREJA CATOLICA TIMORENSE PARA APOIAR FIELMENTE A LUTA DOS CLERICOS CONTRA "OS CHAMADOS E ACUSSADOS POR ELES, COMUNISTAS" E PARA "CONTROLAR" POR TRAS DA CENA O FUNCIONAMENTO DUM ESTADO DE TIMOR LESTE SUBMETIDO INFORMALMENTE, POREM EFICAZ, AO PODER DOS CLERICOS E A HIERARQUIA DA IGREJA.

    Por isso mesmo eh indispensavel, que neste momento os timorenses sabem e estao concientes para dedicar mais os seus tempos e a energia a actividade economica e a creatividade para criar empregos que da dinheiro e produz riquezas.

    ResponderEliminar