Díli, 09 Nov (Lusa) - A vice-ministra da Justiça de Timor-Leste, Isabel Ferreira, pediu a demissão do cargo, escassos três meses depois de ter sido empossada, disse hoje à Lusa o primeiro-ministro José Ramos-Horta.
O chefe do governo justificou o pedido de demissão com o cargo que Isabel Ferreira - mulher do comandante das forças armadas timorenses, brigadeiro-general Taur Matan Ruak - ocupa presentemente na Comissão Verdade e Amizade (CVA), órgão criado conjuntamente por Timor-Leste e pela Indonésia em 2005, para apurar a verdade material dos crimes ocorridos em 1999, na sequência da saída indonésia.
Questionado se iria efectuar uma remodelação governamental, Ramos-Horta respondeu que não deveria preencher o cargo de vice-ministro da Justiça, porque , justificou, como o governo termina funções em Maio de 2007, não acredita que haja quem esteja interessado em entrar para o executivo.
Segundo a edição de hoje do diário Timor Post, que se publica em Díli, a demissão de Isabel Ferreira foi requerida pelo Presidente da República, Xanana Gusmão, ao primeiro-ministro.
A razão invocada pelo chefe de Estado, adianta o jornal, foi a incompatibilidade da continuidade de Isabel Ferreira no governo e na CVA.
Ainda segundo o Timor Post, Isabel Ferreira disse ter aceite o convite para integrar o II Governo Constitucional na condição de continuar a trabalhar na CVA, o que teria sido aceite pelo Presidente e pelo primeiro-ministro.
A Lusa tentou obter um comentário de Isabel Ferreira, mas não foi possível.
EL-Lusa/Fim
.
Mais uma acha para a teoria da conspiração?
ResponderEliminarOutro capricho do Xanana para mostrar quem é que manda?
ResponderEliminarQuer dizer, a S E O PR nao sabia desta questao quando a Dra Isabel foi indigitada para ser empossada ao cargo de vice ministra, nem levantou objeccoes quando ela ainda era assessora dos direitos humanos, mas agora que o marido Brig Gen TMRuak comeca a falar (e coincidentalmente depois da reuniao entre ele e o commando das F-FDTL) derrepente, viu problemas com ela continuar vice ministra. Nao e justo! Nao e correto!
ResponderEliminar