quarta-feira, novembro 15, 2006

Exército do Timor reassume segurança de Díli (???)

EFE - 15 de novembro de 2006 - 01:26

Onda de violência entre abril e maio deixou 30 mortos na capital timorense

DÍLI - O Exército do Timor Leste, inativo desde Maio, voltará a ser operacional a partir desta quarta-feira, reassumindo a segurança de Díli, a capital do país, onde uma onda de violência exigiu a intervenção de tropas internacionais e depois de forças da ONU.

O comandante do Exército, o coronel Lere Anan Timor, disse a jornalistas que os soldados sairão dos quartéis e marcharão rumo ao Palácio do Governo. Lá, serão recebidos pelo presidente do Timor Leste, Xanana Gusmão, e pelo primeiro-ministro, José Ramos Horta.

Membros da polícia também participarão da cerimônia, assim como os grupos de jovens que, desde domingo, tem saído às ruas de Díli para pedir a paz e o fim da violência.

O comandante acrescentou que o papel do Exército é servir ao país como elemento integrador de seus habitantes, tanto os da região oriental (lorosae) quanto os da ocidental (loromono).

"Lutamos durante 24 anos na montanha e agora reafirmamos nossa posição de que estamos preparados para servir ao povo do Timor Leste", disse.

Gusmão convidou todos os timorenses a participarem do ato para "promover a união nacional e a harmonia entre as forças de Segurança".

As tensões entre o Exército e a polícia foram uma das causas da violência que tomou conta de Díli entre abril e maio, que deixou 30 mortos e 150 mil desabrigados.

.

1 comentário:

  1. BOA NOTÍCIA!

    Finalmente o seu a seu dono!
    Foi muita alegria que me inteirei do facto e, neste momento, quero desejar ao exército timorense sabedoria e descernimento para as eventuais provocações que antevejo.
    Oxalá me engane.
    Sejam benvindos, amigos!

    Aproveito para pôr uma questão relacionada com as fotos inseridas no Timor Online: não seria possivel legendar as fotos?

    Já agora, também manifesto a minha satisfação pela "cara lavada" deste útil blog. Agradavel e melhor para os "pitosgas".
    Obrigado.

    ResponderEliminar