sexta-feira, novembro 17, 2006

Empresa indiana assina contrato produção petrolídera no Mar Timor

Díli, 16 Nov (Lusa) - O governo timorense e a empresa indiana Reliance Industries assinaram hoje um contrato de exploração de petróleo e gás numa área sob jurisdição de Timor-Leste, disse à Lusa o ministro dos Recursos Naturais, Minerais e Política Energética, José Teixeira.

A assinatura do contrato completa a primeira ronda de licitações nas águas sob soberania timorense e vem na sequência do contrato assinado no passado dia 07 com a empresa italiana ENI, relativo a cinco áreas.

O leilão das seis áreas, de um pacote inicial de 11, terminou no passado dia 19 de Abril, e nesse concurso participou a empresa portuguesa GALP Energia, num consórcio que reunia ainda a brasileira Petrobras e a malaia Petronas.

"A Reliances Industries, bem como a ENI, vão agora iniciar a exploração das respectivas áreas, um processo que poderá levar entre três a sete anos para ficar completo", salientou José Teixeira.

à semelhança do que aconteceu com a ENI, o contrato com a Reliances Industries devia ter sido assinado no passado dia 20 de Junho, mas a crise político-militar desencadeada em finais de Abril obrigou a adiar a cerimónia.

O Estado timorense já arrecadou, somente neste concurso internacional, entre taxas de inscrição e levantamento de cadernos de encargos, o total de 2,4 milhões de dólares.

EL-Lusa/Fim
.

Sem comentários:

Enviar um comentário