REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
COMUNICADO PARA OS MEDIA
Dili, NovembrO 1 2006
Os parques do Palácio do Governo são transformados para as pesoas
Mais de 3000 terão a oportunidade de apreciar os parques em frente do Palácio do Governo quando os trabalhos de reabilitação estiverem completos, disse hoje o Primeiro-Ministro Dr José Ramos-Horta.
Quarente e três Timorenses estão a trabalhar na reabilitação da área para (a transformar) quando era quando Timor-Leste era uma colónia Portuguesa. O trabalho no projecto maior começou em Outubro e espera-se que esteja terminado por altura do Natal.
“Estamos a transformar esta área linda no que já foi, quando os Portugueses estavam cá,” disse o Primeiro-Ministro.
“Estes parques serão um local de paz e beleza para todos. Haverá iluminação, jardins, cadeiras e mesas. Espero que as famílias apreciarão esta linda área.”
Os grandes espaços abertos apresentação um acabamento de cimento. O projecto é da Solomon Brothers de Dili e recria o plano português.
O Dr Ramos-Horta diz que funcionará no parque segurança a tempo inteiro para garantir um ambiente seguro para todos, particularmente famílias e turistas.
“Teremos 60 guardas vestidos com trajes tradicionais de cerimónia – principalmente dos distritos,” disse o Dr Ramos-Horta. “Vestirão as roupas tradicionais e estarão lá 24 horas por dia.
“Com a magnífica frente de mar de Dili e o Palácio do Governo como cenário de fundo, este será um local muito especial para as pessoas relaxarem e descansarem. Isto é parte da nossa história e dever ter muito orgulho nisso.”
Depois do trabalho acabar os veículos motorizados serão de acesso limitado aos membros do Governo e a VIPs mas haverá parqueamento extra fora da área do parque.
.
Fico feliz por ver as alterações no palácio do governo. Uma das minhas melhores recordações desse jardim eram precisamente as noies que passavamos sentados no jardim e conversar ate muito tarde. Era maravilhoso ver os barcos a passarem noite, e a tarde o maravilhos por do sol tão famoso. Aos Domingos a tarde todos corriamos para ver a cerimonia da bandeira com os guardas vestidos a rigor com os nossos trajos tradiocionais . Isso é algo que o gerno português nunca falhou que era respeitar as nossoas raizes. Era ver a cavalaria a desfilar com os montadores vestidos de tais e caibaus ...e ordens de comando. Agora só falta o dr Ramos Horta mandar plantar mais acacias vermelhas que como a Jornalista, pintora e poetiza Gabriela Carrasclao diz num dos seus poemas que li num dos jornais locais da comunidade Portuguesa em S.Paulo Brasil , na altura em o Abilio Osorio mandou cortar as acaceiras de flores vermelhas e folhas verdes era que fazia lembrar a Portugal / Entao ele dizia " Em Timor nem mesmo as acácias têm liberdade de floril" - Pois pre cisamos de novo essas acacieiras nos nossos jardins de Timor especialmente a frente do Palacio do Governo.
ResponderEliminarObrigada Dr Ramos Horta
Maracuja
Obrigado a Marii porque e a contiuacao do programa de Marii nao e do Xanahorta . O projecto deles e que fizeram la em Fatuahi , Aileu e Tibar , e casas queimadas em Dili por causa das bebedeiras fornecidas pelos golpistas liderado pelo Xanahorta.
ResponderEliminarObrigado a Marii e nao a Xanahorta porque o projecto e a continuacao do Gov. de Marii que foi aforcadamente derrubado pelo Xanahorta . O resultado do projecto de Xanahorta era em Fatuahi , csas queimadas em Dili , o assalto das F-FDTL em Tacitolu pelo Railos , Tara e Ismail Babo, portanto nao confundem as coisas do Marii com os projectos dos golpistas liderado pelo Xanahorta
ResponderEliminarJa tem vergonha de publicar as tarefas dos golpistas liderado pelo Xanahorta
ResponderEliminar