terça-feira, setembro 19, 2006

Mário Lino representa Portugal no Fórum entre China e lusofonia

Macau, China, 18 Set (Lusa) - O ministro português dos Transportes e Ob ras Públicas, Mário Lino, preside à delegação que participa na segunda reunião ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Oficial Portuguesa.

Fonte oficial em Macau confirmou à agência Lusa que Mário Lino vem a Macau para a reunião entre 24 e 25 de Setembro em substituição do ministro da Economia Manuel Pinho que, por razões de agenda, está impossibilitado de viajar para o Oriente.

A delegação portuguesa inclui também o secretário de Estado do Comércio , Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, que depois seguirá para o continente chinês em visita oficial.

Em representação da China estará em Macau o ministro do Comércio, Bo Xi lai, enquanto que Angola terá como líder da sua delegação o ministro do Comércio , Joaquim Muafumua.

O Brasil, em plena campanha eleitoral, terá na chefia da delegação o Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio, Ivan Ramalho, enquanto que Cabo-Verde estará representado pelo ministro da Economia, João Pereira da Silva.

A Guiné-Bissau tem como líder da delegação o ministro do Comércio e Ind ustria, Pascoal Domingos Baticã, Timor-Leste o ministro do Desenvolvimento, Arcanjo da Silva, e Moçambique o ministro do Desenvolvimento e Planificação, Aiuba C uerneia.

A fonte contactada pela Lusa acrescentou também que foi dirigido um con vite às autoridades de São Tomé e Príncipe - país que mantêm relações diplomáticas com Taiwan em detrimento de Pequim -, mas desconhece-se ainda qualquer decisã o do Governo daquele país africano quanto à sua participação como observador na reunião ministerial.

Recorde-se que na primeira reunião realizada em 2003, a República Popular da China convidou também o Governo de São Tomé e Príncipe a estar presente como observador, convite que na altura foi recusado com a alegação de impossibilidade de agenda dos ministros.

O Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, criado em 2003, foi lançado pela China para potenciar a s relações privilegiadas de Macau com os países de língua portuguesa e visa estreitar as relações multilaterais para potenciar a cooperação e as trocas comerciais.

JCS-Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário