Washington, 09 Ago (Lusa) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se quinta-feira para efectuar "consultas" sobre a situação em Timor-Leste e analisar propostas para uma nova e reforçada missão da ONU, disseram hoje fontes na ONU.
O mandato da actual missão da ONU em Timor-Leste (UNOTIL) termina a 20 de Agosto próximo.
O aspecto militar e policial da nova missão deverá ser o principal tópico em discussão, disseram as fontes.
A oposição de alguns dos membros do Conselho de Segurança deverá retirar à nova missão a componente militar como inicialmente desejado pelo governo timorense.
O primeiro-ministro de Timor-Leste, José Ramos Horta, afirmou terça-feira que uma força policial de 1.600 membros será enviada para o país, ao abrigo da nova missão, confirmando assim o compromisso de se enviar uma força policial "robusta" para o território mas não uma força militar.
Na reunião, o Conselho de Segurança deverá também começar a analisar um relatório do Secretário-geral, Kofi Annan, que contém propostas para uma nova missão da ONU e cujos pormenores ainda não foram divulgados.
Fontes na ONU disseram que sendo a reunião de quinta-feira apenas de "consultas" não se deve esperar qualquer decisão sobre o assunto.
Na próxima semana, o Conselho de Segurança tem agendado mais duas reuniões sobre Timor-Leste: a primeira para um debate geral sobre a situação e a segunda para aprovação de uma resolução.
É provável que um novo mandato venha também a incluir as recomendações feitas na semana passada por Annan para o estabelecimento de um programa internacional de ajuda às vítimas de crimes de guerra cometidos em 1999 em Timor-Leste.
Annan propôs no relatório o estabelecimento de "fundo de solidariedade" baseado em contribuições voluntárias de Estados membros "para financiar um programa de restauração comunitária e um programa de justiça em Timor-Leste".
O Secretário-geral da ONU propôs ainda um outro "programa de restauração comunitária" para "apoiar os timorenses e em parceria com organizações da sociedade civil" fornecer diversos tipos de ajuda às vítimas dos crimes cometidos em 1999.
JP.
Sem comentários:
Enviar um comentário