quinta-feira, agosto 31, 2006

Operação de captura avança no terreno

RR

31/08/2006

(10:38) No terreno está em curso uma mega-operação, realizada por uma "task force" constituída pelas policias internacionais estacionadas em Timor, sob o comando da ONU.

Segundo o capitão Gonçalo Carvalho, da GNR, 24 horas após a fuga, existem agora pistas mais concretas sobre o paradeiro dos 57 presos, incluindo do major Reinado.

A GNR fala em "alguma falta de segurança na prisão" e está convencida de que esta fuga só foi possível com a participação dos próprios guardas prisionais.

O Major Reinado e os seus homens estavam detidos desde 25 de Julho por posse de material de guerra, encontrado numa operação de rotina da GNR em três casas.

Hoje, ouviram-se criticas feitas por Mari Alkatiri ao papel da Austrália em Timor. Em entrevista a uma televisão australiana, o ex-Primeiro-ministro responsabiliza Camberra pela sua demissão.

Na sua opinião, foi a sua luta por uma partilha justa das reservas de petróleo das reservas de Timor, que o tornou impopular aos olhos da Austrália.

.

3 comentários:

  1. A operação da GNR a 25 de Julho não foi uma operação de rotina. Foi uma operação até algo manhosa. Por um cidadão (chamo-lhe assim) ter feito queixa de que a sua casa estava ocupada é que a GNR... se isto é rotina, vejam lá se fazem um esforço e se apanham os malandrecos que sempre andaram a dizer que sem eles não haveria estabilidade em Timor-Leste... além de que casas "ocupadas" em Dili são até bastantes. Seria rotina se assim fosse. O que pareceu foi mais uma daquelas belas histórias de apanhar o comboio em contra-pé. O rersultado vê-se agora. Uma tremenda falta de segurança. Os deslocados ainda continuam deslocados? Porquê? Por causa do sr. Presidente? Certamente não.

    Quanto à entrevista do sr. Alkatiri, pois sempre me pareceu que o petróleo era o mais importante para o I Governo Constitucional... continua-se a fazer vista grossa ao resto.

    Até quando?

    ResponderEliminar
  2. Porque será que perante a gravidade dos ultimos acontecimentos

    - o Prémio Nobel, actual Primeiro Ministro, não emite um dos seus maravilhosos comunicados que primam pelo pormenor e até pelo discurso directo e em inglês que segundo se diz é para que todo o mundo os possa ler?

    - o Presidente da República não faz um dos seus famosos discursos plenos de emoção?

    - o representante das Nações Unidas em Timor, o japonês Hasegawa, não emite um dos seus célebres "press release", a demonstrar a sua tão peculiar preocupação e a "aconselhar" uma investigação para apuramento de responsabilidades?

    - os líderes da oposição não se manifestam com os seus habituais discursos inflamatórios e acusatórios?

    - os Bispos não se mostrem preocupados com a segurança do povo que tanto os preocupa?

    ResponderEliminar
  3. "A operação da GNR a 25 de Julho não foi uma operação de rotina. Foi uma operação até algo manhosa. Por um cidadão (chamo-lhe assim) ter feito queixa de que a sua casa estava ocupada é que a GNR... se isto é rotina, vejam lá se fazem um esforço e se apanham os malandrecos que sempre andaram a dizer que sem eles não haveria estabilidade em Timor-Leste... além de que casas "ocupadas" em Dili são até bastantes. Seria rotina se assim fosse. O que pareceu foi mais uma daquelas belas histórias de apanhar o comboio em contra-pé. O rersultado vê-se agora. Uma tremenda falta de segurança. Os deslocados ainda continuam deslocados? Porquê? Por causa do sr. Presidente? Certamente não.
    Quanto à entrevista do sr. Alkatiri, pois sempre me pareceu que o petróleo era o mais importante para o I Governo Constitucional... continua-se a fazer vista grossa ao resto. Até quando? "


    Fonte da OMS que preferiu manter o anonimato, adianta que a loucura contagiosa que se alastra com contornos de epidemia em Dili, também se revela por discursos desconexos.

    A mesma fonte disse que existe uma forte suspeita de que a importaçãoilegal de animais da Austrália (que vieram camuflados como soldados)esteja na origem desta epidemia.

    ResponderEliminar