segunda-feira, agosto 28, 2006

Jovens desordeiros queimaram hoje oito casas em Díli

Díli, 27 Ago (Lusa) - Pelo menos uma casa foi queimada ao início da noite em Díli por grupos de jovens desordeiros, elevando para oito o número de habitações hoje destruídas pelo fogo, disse à agência Lusa fonte do comando policial das Nações Unidas.

Além das sete casas que durante o dia foram queimadas no bairro de Bebonuk, ao início da noite foi queimada uma oitava casa, disse a fonte contactada pela agência Lusa.

Entre as acções praticadas por grupos de jovens que continuam a provocar desacatos nas ruas da cidade, o final do dia de hoje na capital timorense ficou ainda marcado por mais distúrbios com pedras junto ao campo de deslocados do Porto da cidade.

Patrulhas de policias australianas foram também apedrejadas em dois pontos da cidade até ao início da tarde tendo solicitado o apoio da GNR, agora integrada no contingente das Nações Unidas, para dispersar os jovens.

JCS.

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32 comentários:

  1. Pelo que se compreende, são os GNR que andam a safar os aussies de apertos. É boa não é ?
    Augusto-Sines

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  2. Ouvi dizer que o PR Xanana e o PM Horta ja descobriram a solucao para parar com os apedrajamentos e incendios em Dili, efectuados pelos jovens selvagens: Para o primeiro problema ja organizaram a tal elite para limpar as pedras todas de Dili! Para o segundo, pararam de importar fosforos e isqueiros e proibiram o uso daquele artefacto primitivo de fazer fogo, que muitos timorenses ainda usam!
    Ze Cinico

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  3. Isto e invencao de cabecas ocas como a sua, Ze Cinico!...

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  4. Ha grupos infiltrados nos grupos de Lorosae e loromonu para continuar a criar disturbios. Esses grupos tem fundos para comprar bebidas para icitar esses jovens. Querem dar maus creditos a esse governo e a PR.

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  5. VIRGÍLIO DA SILVA GUTERRES
    Managing Director
    Rádio e Televisão de Timor-Leste
    Estrada de Mercado Municipal, Caicoli
    Dili, 114
    East-Timor
    Tel:+670 723 1140/6058

    Dili, 17 de Agosto de 2006



    Sua Excelência Senhor Primeiro Ministro
    DR. JOSÉ RAMOS HORTA

    Palácio do Governo

    RDTL

    Assunto: Intendimento no Pontos de Discordância husi Direcção RTTL

    kona ba Estatuto Serviço Público de Radiodifusão de Timor-Leste


    Senhor Primeiro Ministro,

    Ho neon kraik no laran susar tebes, hau hakerek surat ida ne'e ba S.
    Exa. atu hato'o hau nia diskordansia maka'as ba hanoin no lala'o
    politik balun nebe oras ne'e haleo no hadaet estatuto Serviço Público
    de Radiodifusão. Hanoin no lala'o sira nebe hatudu husi Conselho de
    Administração hamutuk S. Exa. Ministro na Presidencia do Conselho de
    Ministros, Dr. Antoninho Bianco.

    Objectivo principal husi surat ne'e, la'os ho intensaun pessoal atu
    halo konkorrensia politika ka professional ruma ho Sr Expedito Dias
    Ximenes, Presidente do Conselho de Administração do Serviço Público de
    Rádiodifusão. Konkorensia atu buka aproximasaun politika ba ukun-na'in
    sira hodi hetan tulun ka support politika ba pozisaun politika ruma.

    Hau la'os politiko. Hau jornalista simples ida. Hau nia politika mak
    luta ba independencia meios de comunicação social no ba liberdade de
    expressão e imprensa. La iha tan. Luta nebe dala ruma (bele dala
    barak) nunka hamutuk ho politiku ka ukun-na'in sira iha linha de
    defesa ida.

    Hanesan jornalista, hau nia integridade professional no rekonyesimento
    sosial ba hau nia existência la'os depende ba oin sa hau besik ka
    hakbesik-an ba politiku ka ukun-na'in sira, maibe depende ba oin nusa
    mak ha'u respeita no defende principios fundamentais nebe fo iis ba
    existencia jornalismo nian. Principios da liberdade de expressão e
    liberdade de imprensa. Principios nebe hakerek mos iha ita nia
    Konstituisaun. Principios nebe sai nudar demokrasia nia fuan no iis.
    Principios nebe hau sei la sakrifika atu hetan kompromisso ka konsensu
    politiku ruma aban-bainrua.

    Tan ne'e, uniku objetivo husi esforsu nebe hau halo durante ne'e
    hanesan Director-Geral RTTL hamutuk ho membro diresaun no konselheiro
    sira, inklui hasoru malu ho S. Exa., mak atu defende principios
    demokrasia nian hira ne'e.

    Pessoalmente, hau la iha ambisaun seluk. Sa tan, iha ambisaun atu
    defende hau nia pozisaun hanesan Director-Geral ka defende Nivel
    Salario "Non-Level" nebe existe iha RTTL.

    Sasukat atu sukat ema ida nia ambisaun mak esforsu pessoal nebe ema
    ne'e halo loro-loron. Kompara ho membro Conselho de Administração
    balun, hau nunka mehi ka haka'as-an atu konkore ba pozisaun
    Director-Geral. Hau nia prezensa iha RTTL, fofoun hanesan presidente
    do Conselho de Administração no oras ne'e hanesan Director-Geral,
    rezultadu husi nomeasaun de'it.

    S. Exa. nia antecessor, Dr. Marí Alkatiri, mak nomea ha'u atu mai tur
    hanesan presidente do Conselho de Administração. Tuir mai, hafoin la
    hetan sucessu atu rekruta ema nudar Director-Geral, Conselho de
    Administração mak nomeia ha'u atu sai hanesan Director-Geral RTTL
    interino, desde Agosto 2003 to'o 2004, no nudar Director-Geral RTTL
    permanente desde 1 de Janeiro 2005 to'o ohin loron. Tuir kontrato nebe
    ha'u assina ho Conselho de Administração iha tempo neba, hau nia
    mandato sei to'o 1 de Janeiro 2008.

    Atu fo hatene mos katak, bainhira hau simu nomeasaun husi Dr. Marí
    Alkatiri atu tur iha Conselho de Administração, hau servisu hela nudar
    Assistente dos Programas de Dezenvolvimento ba Embaixada Finlandia
    nian, ho kontratu 13, 000.00 euros por ano. Hafoin fulan 3, hau tenke
    husik servisu ne'e, tanba responsabilidade nebe Conselho de
    Administração fo ba hau nudar Director-Geral RTTL Interino.

    Lolos ne'e, hau mos hato'o tiha ona hau nia intensaun atu rezigna-an
    husi kargu Director-Geral RTTL nian, iha fulan Abril 2006, mesmo que
    sei to'o iha nivel core management ho conselheiro sira.

    Infelizmente, krise politika-militar nebe mosu iha rai-laran obriga
    hau retira fali hau nia intensaun ne'e.

    Hau hakarak hato'o ida ne'e, atu halokon "rumores" ka "boatos" balun
    nebe membro Conselho de Administração balun ka hotu, hato'o no hasa'e
    ba ukun-na'in sira balun katak, hau ema nebe "ambicioso."

    Senhor Primeiro Ministro,

    Tuir mai hau nia pontos de discordância ho Conselho de Admnistração no
    Ministro na Presidência do Conselho de Ministros, Dr. Antoninho
    Bianco. Pontos de discordância kona ba estatuto legal no politiko
    Serviço Público de Rádiodifusão em relasaun ho governo no orgaun
    soberano seluk.

    1. Quadros Legais

    Base legal ba existensia Serviço Público de Rádiodifusão de
    Timor-Leste mak:

    1. Kontituisaun RDTL, Artigo 41, ponto 4, 5 e 6.
    2. Regulamento UNTAET No. 2002/06 (Criação do Serviço Público
    de Rádiodifusão de Timor-Leste)
    3. Lei Parlamento Nacional No. 2/2003 (Altera o Regulamento
    da UNTAET no. 6/2002).

    Bazeia ba kuadrus legais sira ne'e, hau la hare previzaun ka klauzula
    legal ida mak fo kompetência ba ministro ida atu ko'alia "em nome"
    Serviço Público de Rádiodifusão de Timor-Leste, iha orgaun soberano
    seluk nia oin, liu-liu kona ba politika gestaun ka politika editorial.

    Em termos de gestaun financeira, Primeiro Ministro ou Ministra do
    Plano e das Finanças, bele hatan ba Parlamento kona ba alokasaun
    orsamento ba RTTL. Ida ne'e reflekte husi previzaun nebe hakerek iha
    Regulamento UNTAET No. 2002/06, Artigo 13, ponto 1 (Orçamento).

    Tan ne'e, hau diskorda maka'as tebes ho prezensa Ministro na
    Presidencia do Conselho de Ministros, Dr. Antoninho Bianco iha
    Parlamento atu ko'alia "em nome" RTTL. Tanba tuir hau nia hanoin,
    atitude ida ne'e publikamente reflekte katak, RTTL estruturalmente iha
    ministério ida nia okos. Ida ne'e implika katak, RTTL ne'e
    instituisaun governo nian, la'os orgaun publiku (public owned) ka
    orgaun estadu (state owned) nian. Ida ne'e mos implika katak, membro
    Conselho de Administração "são subordinados do Ministro na Presidencia
    do Conselho de Ministros."

    Iha Artigo 13, ponto (1) Regulamento UNTAET No. 2002/06, hateten
    katak "...A proposta de Orçamento Anual será apresentada pelo Conselho
    de Administração ao Governo, para apoio financeiro."

    Iha Artigo 16, Regulamento UNTAET No. 2002/06, (Relatorio Anual),
    Serviço Público de Rádiodifusão, iha kazu ne'e Conselho de
    Administração, mak hato'o relatorio ba Governo ho Parlamento.

    2. Conselho de Administração

    Hierarkikamente, estatuto membro Conselho de Administração nian
    hanesan ka boot liu ministro. Presidente do Conselho de Administração
    nia estatuto labele iha fali ministro ida nia okos. Realidade nebe
    hatudu ho funcionamento Conselho de Administração foun mak, Conselho
    de Administração sai tiha diresaun ida iha ministerio ida nia okos.
    Conselho de Administração atu halo mudansa ba orsamento RTTL nian,
    tenke ba hasoru iha gabinete Ministro na Presidencia do Conselho de
    Ministros nian.

    Hau diskorda tebes ho Dr. Antoninho Bianco no Sr. Expedito Dias
    Ximenes nia interpretasaun katak membro Conselho de Administração
    reprezenta orgaun soberano sira nebe nomeia sira. Tuir hau nia hanoin,
    interpretasaun ne'e karik sala no publicly misleaded .

    Tuir hau nia ponto de vista jornalistiku, membro Conselho de
    Administração la'os reprezenta orgaun soberano sira. Sa tan,
    representa interesse politiku ulun-boot orgaun soberano sira nian.
    Membro Conselho de Administração reprezenta "O PÚBLICO" nebe iha
    direito atu hetan servisu de informasaun husi kualker estadu
    demokratiku. Publiku nebe orgaun soberano sira reprezenta no ukun.
    Estadu Timor-Leste iha obrigasaun konstitusional atu garante servisu
    no acesu informasaun ba ema hotu. Artigo 41, ponto 4, 5 e 6,
    Konstituisaun RDTL preve ida ne'e. I tuir hau nia hanoin
    implementasaun husi obrigasaun konstitusional ida ne'e mak hari
    "Serviço Público de Radiodifusão."

    La iha obrigasaun legal ida ba membro Conselho de Administração
    ida-idak atu hato'o relatorio regularmente ba ulun-boot orgão soberano
    sira nebe nomeia sira.

    Mesmo que sira nia interpretasaun ne'e los, aktuasaun nebe sira hola
    la koresponde ho sira nia interpretasaun. Sira nia aktuasaun hamosu
    entendimento ida de'it ba ha'u. Katak membro Conselho de Administração
    reprezenta orgaun soberano, Ministro Bianco reprezenta
    "representantes" orgaun soberano sira iha Parlamento.

    3. Politika Salarial

    Iha nia esplikasaun ba deputado sira iha Parlamento, Dr. Bianco
    argumenta katak "Remuneração" membros do Conselho ho Director-Geral
    RTTL nian tenke bazeia ba "Directiva" UNTAET.

    Hau rasik la hatene, Directiva UNTAET ida nebe mak Dr. Bianco refere.
    Iha Artigo 12 Regulamento UNTAET No. 2002/06 (Financiamento e
    Remuneração) hateten:

    "(2) Os membros do Conselho e o Director-Geral do Serviço Público de
    Radiodifusão, nomeados ao abrigo dos Artigos 7 e 8 do presente
    Regulamento, serão remunerados de acordo com uma directiva da UNTAET."

    Infelizmente, tuir hau nia konyesimento, desde loron nebe S. Exa.
    Presidente da República promulga Regulamento UNTAET No. 2002/06, iha
    24 de Dezembro 2002, seidauk iha "uma directiva da UNTAET" nebe refere
    iha Regulamento ne'e.

    Governo RDTL rasik, nebe substitui UNTAET mos, to'o ohin loron,
    seidauk fo sai "directiva" ida atu regula mekanismo remunerasaun iha
    RTTL.

    Maibe, tuir hau nia interpretasaun husi ponto de vista jornalistiku ba
    Regulamento UNTAET No. 2002/06, Conselho de Administração de
    Radiodifusão iha kompetensia legal atu determina mekanismo de
    remunerasaun iha RTTL. Kompetensia legal ne'e reflekte iha nia Artigo
    2, ponto (2), nebe hateten:

    "O Serviço Público de Rádiodifusão terá capacidade jurídica:

    1. para instituir e estar sujeito a processo jurídico de qualquer
    natureza;
    2. para celebrar contratos e concluir acordos;
    3. para adquirir e alienar bens móveis e imóveis; e
    4. para realizar quaisquer outros actos e efectuar outras coisas
    que pessoas jurídicas possam realizar ou praticar ao abrigo da lei,
    sujeito às dosposições do presente Regulamento."

    Se Serviço Público de Rádiodifusão iha "capacidade jurídica...
    para celebrar contratos..." implika katak Serviço Público de
    Rádiodifusão mos iha "competência jurídica para determinar mecanismos
    de remuneração e nível salarial dos seus funcionários"

    Bazeia ba Artigo 2, ponto (2), Regulamento UNTAET No. 2002/06 ne'e mak
    ema hotu nebe oras ne'e servisu iha RTTL, assina kontrato ho Direcção
    RTTL, la'os ho ministério de Administração Pública.

    Bazeia mos ba Artigo ne'e, mak Conselho de Administração ida uluk,
    hola decizaun kona ba salário "non-level" ba Director-Geral ho Xefe
    Departamento na'in 3 (tolu) seluk. Kona ba decizaun ne'e, bele husu
    membro Conselho de Administração Sr. Nélyo Isaac Sarmento no
    eis-membro Conselho de Administração Senhora Antónia Carmen da Cruz.

    Funcionários RTTL la'os funcionário públiku. Tanba ne'e, kritérios no
    kondisoens Lei Fungsionalismo Público nian la aplikável ba sira.

    Responsabilidade no kompetensia Conselho de Administração nian atu
    formula regimento internal RTTL nian nebe inklui regimento funcionario
    RTTL nian. Realidade hatudu katak, Conselho de Administração nebe Sr.
    Expedito Dias Ximenes preside, enves de formula ka difini politika
    gestaun RTTL nian rasik, ba ajusta fali mekanismus administrasaun RTTL
    nian ho fungsionalismo publiku nian.

    Iha "Relatório no Parecer" Comissão C, Parlamento Nacional nian, la
    inklui RTTL iha "agências autónomas" nebe governu tenke subsidia. Ida
    ne'e, hatudu katak RTTL nia estatuto hanesan "empresa pública" ida,
    hanesan radiodifusão pública iha nasaun seluk. Ezemplo, RTP ho RDP
    Portugal, nia estatuto hanesan "Sociedade Anónima (S.A.) ida.

    Tuir hau nia hanoin, bainhira governu konsidera jornalista sira nebe
    servisu iha RTTL hanesan funsionario publiku, sei hamosu difikuldade
    atu RTTL fo informasaun nebe "imparsial" no iha "integridade
    editorial." Tanba, iha possibilidade atu jornalista hotu pratika
    "self-sensorship", tan ta'uk lakon sira nia saláriu.

    Oin sa, RTTL bele halo nia servisu ho integridade, bainhira governu
    mak "kontrola" nia gestaun kuotidiana? Konseitu ida ne'e so existe iha
    tempo Indonesia nian, bainhira regime Soeharto hakarak kontrola Radio
    Republik Indonesia (RRI) ho Televisi Republik Indonesia (TVRI). Iha
    tinan kotuk, RRI sai tiha ona "empresa pública." TVRI mos haka'as-an
    dadaun atu tuir dalan RRI nian.

    Tristeza boot ida ba Timor-Leste, bainhira buka adopta fali konseitu
    nebe ema Indonesia rasik soe tiha ba "lixo-fatin" ona.

    Ho razaun sira ne'e, profundamente hau kontra hanoin Dr. Antoninho
    Bianco no Sr. Expedito Dias Ximenes nian atu ajusta mekanismu
    administrasaun RTTL nian ho fungsionalismo publiku nian.

    Felizmente, hau iha direito tomak atu kontra sira nia hanoin no iha
    direito atu la komprende sa ida mak sira kompreende no intende kona ba
    estatuto no papel Serviço Público de Rádiodifusão nian iha
    dezenvolvimento demokrasia nian. Tanba iha hau nia experiensia hau
    nunka kompartilha buat nebe hau kompreende no intende ho sira iha
    passado.

    Em termos de gestaun, sira bele loos, tanba uluk sira iha experiensia
    servisu iha Departamento Informação Indonesia nian. Frankamente, hau
    rekonyese katak, hau nia experiensia mak organiza "demonstrasi" de'it
    atu kontra kampanya ministério informasaun Indonesia nian kona
    problema Timor-Leste.

    4. Estrutura RTTL

    Senhor Primeiro Ministro,

    Hanesan hau fo hatene ona ba S. Exa. no Vice-Ministros na'in rua,
    katak krize politika nebe mosu oras ne'e halo tempo la oportuno atu
    introduz mudansa nebe radikal iha estrutura RTTL.

    Presidente do Conselho de Administração hamutuk ho membro sira seluk
    iha plano fixo ona atu fahe muda estrutura RTTL aktual. Sira hakarak
    fahe gestaun RTTL ba rua: Radio ketak no televizaun ketak. Dala ida
    tan, estrutura ida ne'e adopsaun modelo Indonesia nian uluk nebe tau
    radio ketak, televizaun ketak, produsaun filme nia ketak. Atu
    responsabiliza politika instituisaun tolu ne'e, Indonesia hili
    "direktur-jenderal radio, televisi dan film (dirjen RTF)."

    Estrutura RTTL aktual, em termos de administrasaun, radio ho
    televizaun hamutuk de'it. Separasaun iha de'it parte redaksaun no
    produsaun de programas.

    Estrutura ne'e introduz iha tinan 2005 no fo impaktu positivu ba
    produsaun notisias no programa RTTL nian. Iha estrutura aktual ne'e
    nia mahon, televizaun konsegue aumenta nia tempo de difuzaun programa
    nasional nian husi horas 1(ida) loron ida ba oras 6 (nen) loron ida.
    Tempo difuzaun radio nian husi oras 12 (sanulu resin rua) loron ida ba
    oras 16 (sanulu resin nen).

    Adopsaun estrutura aktual ne'e, tanba tuir Conselho de Administração
    iha momento neba nia hanoin, hafoin diskuti ho Conselheiro sira,
    katak iha efektividade atu servisu no sei la preciza ema barak.

    Hau receio katak, ho mudansa radikal nebe Conselho de Administração
    hanoin atu introduz, RTTL sei preokupa barak liu oin sa atu hadia nia
    estrutura internal do que hanoin atu fo kontribuisaun ba procesu
    rekonsiliasaun sosial no procesu politiku nebe sei akontece iha tinan
    2007, eleisaun geral.

    5. Deskontentamento

    Ikus liu, ho laran susar tebes, hau hakarak ekspressa hau nia
    deskontentamento ba "apoio politico" nebe governo fo ba Conselho de
    Administração atu halo mudansa ba Proposta de Orsamento nebe Direcção
    RTTL hato'o. Proposta de mudansa nebe Parlamento Nacional aprova tiha
    ona.

    Hau rekonyese katak, Direcção RTTL, la iha kbiit naton atu konvense ka
    enkoraja S. Exa. ho Vice-Ministro na'in rua kona ba ami nia
    preokupasaun. "É sempre difícil convencer ou encorajar as pessoas que
    no passado nos convenceram e encorajaram para lutar pela liberdade de
    expressão e opinião."

    Politikamente, tuir hau nia hare, governu apoia esforsu Conselho de
    Administração nian atu muda estrutura aktual RTTL nian. Tanba governu
    apoia tiha ona Conselho de Administração nian proposta atu halo
    mudansa ba orsamento RTTL nian. Mudansa nebe la reflekte ka la
    responde ba plano de acção nebe Direcção RTTL nian prepara no propõe.

    Hau mos nota katak, komuniksaun entre S. Exa. nia gabinete ho Conselho
    de Administração, funciona di'ak liu do que ho Direcção RTTL. Iha
    surat Conselho de Administração nian ba S. Exa. datada 11 de Agosto
    2006, nebe nia kopia hau foin simu dia 16 de Agostu 2006, hau nota
    katak, assunto sa ida mak hau hato'o no partilha ho S. Exa. no
    Vice-Ministros sira, membro Conselho de Administração informado no
    inteirado kedas. Sira mos hakerek surat kedas hodi halo
    counter-argumentation.

    Infelizmente, S. Exa. nia gabinete nunka informa ba ami assunto sa ida
    de'it mak Presidente do Conselho de Administração ho nia membro sira
    hato'o no diskute ho S.Exa.

    Tuir hau nia hanoin, apoio politiku nebe governu fo ba Conselho de
    Administração, implika katak, governu mos konkorda ho sira nia hanoin
    no interpretasaun nebe durante ne'e sira deklara, katak RTTL
    estruturalmente monu iha governu nia okos.

    Ba ida ne'e, nudar responsavel exekutivu iha RTTL nian, ho neon-metin
    hakarak hato'o katak, hau nia kapacidade limitadu tebes atu executa
    plano de acção "clandestino" Conselho de Administração nian.

    Apesar de la iha kapasidade, hau mos lakohi atu sakrifika principios
    sira nebe hau fiar: "Princípios de independência e imparcialiade dos
    meios de comunicação social." Difícil tebes ba hau atu sai imparsial
    ka independente, bainhira hau servisu hanesan funcionario publiku.

    Tan ne'e, ho laran-kraik hau hato'o ba S. Exa. katak, ho politika nebe
    Conselho de Administração halo dadaun, susar ba hau atu koopera ho
    Conselho de Administração iha exekusaun plano de aksaun anual nebe
    RTTL iha.

    Hau konyese maluk sira nebe oras ne'e iha Conselho de Administração.
    Uluk, ami hamutuk tanba principios professionais jornalismo nian.
    Infelizmente, ohin loron ami fahe-malu tanba interesse politiko mak la
    hanesan. Bainhira interesse politik la hanesan, difícil atu ita adopta
    estratégia hanesan atu alkansa objectivo komun.

    Hau sei prontu atu toma responsabilidade nafatin ba actividade
    informativa ka administrativa RTTL nian nebe la'o desde Agosto 2003
    to'o momento nebe hau tenke husik RTTL, inklui responsabiliza ba
    kualker rezultadu nebe ekipa Audit husi Inspector Geral halo dadaun ba
    RTTL. Hau nunka fa'an hau nia principio atu buka moris. Hau buka atu
    aprende nafatin husi ema sira nebe fo sira nia moris tomak atu defende
    no salva sira nia principio. Hau hatene no fiar katak, povu timor la
    ki'ak ho ema sira hanesan ne'e.

    Hanesan ema balun hateten katak, iha politika prática, necessidade atu
    halo aliança ho diabo bele mosu kualker momento. Infelizmente, hau
    seidauk preparadu atu "aliança táctica" sira hanesan ne'e. Hau espera
    katak, hau sei nunka prepara-an ba buat ne'e.

    Hau la iha experiencia luta husi sistema laran. Hau sei fila ba
    "mundo" nebe fo oportunidade ba hau atu halo buat diak ba rai no povo
    Timor. Mundo nebe uluk S.Exa. rasik moris ba: mundo jornalismo nian.

    Liberdade de expressão no imprensa la'os "given rights," maibe
    "conquered rights." Preciza luta constante no contínua atu defende no
    hetan. Dala ruma, iha lalehan de'it karik mak anjo ho santo sira para
    luta ba liberdade de expressão ho liberdade de imprensa.

    Hau nia rekomendasaun ba S.Exa. atu buka verifika "conflict of
    interest" nebe implika membro Conselho de Administração balun.

    Hau sei kontinua konta ho S.Exa nia pessoa iha luta ba liberdade de
    expressão no imprensa, inklui luta ba independesia no imparsialidade
    Serviço Público de Rádiodifusão de Timor-Leste nian.

    Obrigado barak ba atensaun


    Virgílio da Silva Guterres

    Director-Geral

    Cópia:

    1. S.Exa. Presidente do Parlamento Nasional
    2. S.Exa. Presidente da República
    3. S. Exa. Presidente do Conselho de Administração
    4. Director/a Departamentos RTTL
    5. Chefe-Editores RTTL
    6. Conselheiros RTTL

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  6. Agradeco a informacao que o anonimo anterior a carta do Director Geral, Virgilio da Silva Guterres nos forneceu. A investigacao do que foi avancado pelo anonimo e urgente e importante, se quisermos descobrir a verdadeiras causas destes disturbios que ja nos cansam.

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  7. Senhor Virgilio, se tem problemas la com a radio ou com o PM, dirija-se a ele proprio! Nao traga o seu problema para este Blog, pois acho que ninguem se vai importar!

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  8. Apos uma leitura mais detalhada desta carta do Sr Virgilio Guterres tornou-se para mim mais evidente a sua importancia. A independencia e imparcialidade dos orgaos de comunicacao social timorenses esta em GRAVE PERIGO.

    Parece que a FRETILIN, atraves do seu mui leal militante e Ministro na Presidencia do Conselho de Ministros, Sr. Antoninho Bianco, esta a QUERER SUBMETER A RTTL (Radio e Televisao de Timor Leste) a influencia da Fretilin. Isto representa um grave atentado ao profissionalismo e isencao dos meios de comunicacao e ao direito de todos os cidadaos de obterem acesso a informacao isenta especialmente quando se avizinham as eleicoes gerais de 2007.

    A Fretilin esta a tentar controlar a informacao a que os timorenses vao ter acesso para maximizar a sua maquina de propaganda.

    E VERGONHOSA ESTA ATITUDE DA FRETILIN E DEVE SER DESMASCARADA!!

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  9. O problema do Virgilio e da RTTL é maior do que se julga! O Virgilio, a Radio RTl e a TVTL são veiculos da propaganda da Frentilin. Como é que puseram uma pessoa como o Virgilio naquele cargo? De repente ele foi nomeado Presidente do Conselho de Administraçnao , aclou o de director geral e ainda por cima é o presidente da Associaç˜åo dos jornalistas para além de ser director do Talitakun. O pau para toda a obra, não há dúvida. Claro que tinha dar para o torto.
    A decadencia de governo de Mari estava reflectido na decadencia da RTTL. A televisåo é uma vergonha e a rádio então nem se fala. E com tantos conselheiros colocados nesse orgão público. Espero que o Dr Ramos Horta que é jornalista faça algo pela Radio e TV publicas. é por isso que a maioria de nós possuimos a parabólica e preferimos o MTV da Indonesia e os outaros canais indonesios. Entendemos a lingua e assim estamos entretidos.

    Maracujá

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  10. Mesmo assim ainda há energúmenos a apoiarem o Alkatiri, considerando-o como um icone da democracia.
    Isto está tudo interligado e ainda se admiram da crise.
    Tal como dizia Xanana e com razão cada vez mais, as pedras e as árvores também tinham que pertencer à FRETILIN.

    O controlo dos media era só mais um passo para Alkatiri e a FRETILIN de Moçambique conseguirem os almejados 100% nas eleições.

    O nepotismo e a corrupção generalizada e consentida para não dizer encorajada, era outro.

    Para compôr o ramalhete, faltou a concretização da transformação do exército nacional em guarda vermelha do partido. O primeiro passo fora dado com a criação de condições para os mais jovens e essencialmente Loromonus abandonarem a instituição.

    E ainda há quem duvide da responsabilidade de Alkatiri e da FRETILIN de Moçambique nesta crise?

    Temos que lhes agradecer terem aberto as portas à presença das forças australianas em Timor.

    Tirem as palas.

    Obrigado FRETILIN

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  11. Aqui esta uma amostra de sentido de responsabilidade que o Mari Alkatiri nao soube demonstrar durante a crise ate ser forcado a resignar-se.



    Timor-Leste: Comando da polícia autosuspendeu-se de funções - primeiro-ministro


    Díli, 28 Ago (Lusa) - O comando da Polícia Nacional de Timor- Leste (PNTL) autosuspendeu-se de funções, anunciou hoje o primeiro- ministro José Ramos-Horta durante um encontro com os responsáveis da ONU.

    De acordo com um comunicado do gabinete do Chefe do Governo, o superintendente Paulo Martins e os Adjuntos Ismael Babo e Lino Saldanha, que integravam o comando da PNTL, "apresentaram ao primeiro- ministro a autosuspensão de funções enquanto decorrem os trabalhos da Comissão de Avaliação da polícia".

    A Comissão de Avaliação foi criada pelo Governo e aprovada em Conselho de Ministros e visa apurar quais os elementos que devem ou não regressar às fileiras da força policial.

    Antero Lopes, que comanda, ao serviço da ONU, as forças policiais internacionais previstas na resolução aprovada sexta-feira pelo Conselho de Segurança, disse, em entrevista à Lusa, que o processo de avaliação da PNTL vai permitir aferir a integridade e a competência e aptidão de cada agente.

    "Será uma triagem com base em critérios de integridade mas também de competência e aptidões tendo como produto final a certificação dos agentes com base em critérios internacionais ajustados à realidade timorense", disse Antero Lopes.

    O mesmo responsável garante que "não há loromonos ou lorosais na polícia e que este vai ser um corpo de polícia uno e íntegro em defesa dos Direitos e Liberdades Fundamentais dos cidadãos timorenses".

    Durante os conflitos de Abril e Maio em Timor-Leste, a PNTL deixou de actuar com os seus membros, inclusivamente o comando, a deixarem de aparecer nas esquadras.

    Agora, a triagem que será feita com o apoio da ONU vai permitir saber quem - dos 800 elementos da polícia timorense que actuavam em Díli - "está apto a regressar em breve às suas funções e quem terá de ser alvo de processo disciplinar ou criminal", refere o comunicado do gabinete de Ramos-Horta.

    O primeiro-ministro timorense elogiou ainda a atitude dos comandantes da polícia timorense ao abandonarem por si a cadeia de comando que ficará numa primeira fase sob a responsabilidade da ONU que vai acompanhar todo o processo de reactivação da força.

    JCS.

    Lusa/fim

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  12. Se a ideia dele era a FRETILIN governar por 50 ou 100 anos, como ia voluntariamente afastar-se do poder?
    Nem os que à volta dele se serviam da gamela do poder o deixavam, como se viu pelas posições de apoio continuadas do CCF.
    Mesmo após as mortes todas, para eles tudo ia bem, não se passava nada de especial.

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  13. Leia a Constituição e descobrirá que as eleições são para mandatos de cinco anos - não de quatro ou de 50 - mas simplesmente de cinco anos.

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  14. Pois são de 5, renováveis, né?

    Pena não ter havido eleições para os primeiros 5.

    E devidamente controlada a coisa, são sempre renovados. Estava quase.

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  15. Como sabe houve eleições para os cinco primeiros anos e a Fretilin ganhou-as com 57,37% dos votos. E a renovação da maaioria está nas mãos do eleitorado em TL, tal como em qualquer democracia do mundo.

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  16. Eleições legislativas? Onde? Em Timor não foi de certeza.

    No Iraque também houve eleições em 2004 e o partido de Saddam ganhou com os tais 80% que o Alkatiri assegurava que iria ter. E já tinha ganho as anteriores e as outras antes dessas.

    Mas não é bem isto que Timor merece, ou é?

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  17. Afinal para si a democracia em TL vale tanto como a "democracia" no Iraque. Nem se enxerga nos disparates que vai dizendo e que o vão enterrando cada vez mais. E até se esquece que essas eleições em 2002 (as gerais e as presidenciais) foram organizadas pela ONU.

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  18. Anónimo das 11:18:45 PM: não acha que essa notícia chega com pelo menos três meses de atraso?

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  19. "Afinal para si a democracia em TL vale tanto como a "democracia" no Iraque."

    Cretina, para si é que parece que vale. Até aceita métodos idênticos.

    Em 2002 não houve "gerais" e presidenciais. Ignorante.

    Em 2001 houve eleições para a Assembleia Constituinte o que é diferente de "gerais". As presidenciais é que foram em 2002.

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  20. Afinal mais me ajuda. É que de facto quando houve as presidenciais até já a Constituição tinha sido aprovada. E quatro anos depois é que se queixam dos poderes? Não sejam tão ridículos!

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  21. As eleições de 2001 foram o que foram e com todos os responsáveis timorenses de pleno acordo.
    Estamos no ano de 2006 e o pouco que se construiu em Timor foi destruído de novo pelos timorenses.
    Construir não é destruir!

    Os governos governam bem e mal.
    Agradam a uns desagradam a outros.
    Os governos extinguem-se com eleições e não com violência e com o sacrifício de todo um povo.
    Os descontentamentos exprimem-se em eleições.
    Já ouviram falar em respeito e convivência democrática???
    È por causa das politiquices, ódios, ambições e ausência de respeito pela cultura democrática que Timor nem nos próximos cinquenta anos irá ser um país verdadeiramente soberano.
    Enquanto vocês se desgastam com os vossos ódios primários países como a Austrália desenvolvem-se com os lucros dos vossos recursos naturais.
    Continuem a derrubar Primeiros Ministros e Governos que a Austrália e os Estados Unidos sorriem e agradecem encarecidamente que nunca enterrem os vossos ódios.

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  22. Tem razão
    "Os descontentamentos exprimem-se em eleições."

    O problema é a Constituição estar mescambelhada para não haver eleições quando eventualmente são necessárias. O que pode não ser de 5 em 5 anos.
    Já aqui foi dado até o exemplo português, que por duas vezes funcionou perfeitamente e por sinal com sinal contrário nas duas situações. e pelos resultados de ambas, o povo mostrou que foi boa ideia dar antecipadamente a voz ao povo.

    Eleições antecipadas, dando a voz ao povo são a melhor maneira de resolver crises. E de rapidamente se ter um governo de legitimidade recente e indiscutível.

    Mas a FRETILIN de Moçambique, coartou essa possibilidade ao povo timorense ao mescambelhar a constituição.

    E quando o descontentamento não pode exprimir-se em eleições atempadamente? Pôe-se a tampa por cima e carrega-se com força?

    E depois admiram-se de dar nisto.

    Vamos todos agradecer à FRETILIN de Moçambique.

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  23. Afinal o cuco de repetição é o mescambelhado dos Obrigadas e com pó a Moçambique. Está a precisar de mudar de K7, estas já estão um tanto batidas. Que tal uma renovaçãozinha?

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  24. Pó a Moçambique? Pelo contrário. Sinto-me lá muito bem, sempre que lá vou.

    A referência a Moçambique, e sabe bem, é apenas para identificar o grupinho que se apoderou da FRETILIN.

    E tenha cuidado com essa palavra renovação. Os renovadores fizeram mossa no seu partido.

    Curiosamente em Setúbal renovaram passados 10 meses. À revelia dos eleitores, pois claro!

    Curioso conceito de democracia e querem aplicá-lo a outro país?

    Em Timor é de uma maneira, mas na terra deles é de outra.

    Bando de parasitas totalitários!

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  25. Mas de facto só quatro anos depois da Constituição ter sido aprovada é que se puseram a contestá-la. Andam sempre atrasados estes "democratas", por isso andam sempre tão azedos.

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  26. Margarida!
    Ha que se dar tempo ao tempo.Se se criticasse mais cedo dirias que era cedo.Agora deu-se bastante tempo e chegou-se a uma conclusao em devido tempo.
    Com tempo veras que o tempo e mae de todas as virtudes.

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  27. Azedos e amargos estao aqueles que testemunharam a queda do seu mui querido ilegitimo PM e governo. Apesar da tragedia das mortes e destruicao, Timor tem agora uma boa oportunidade de singrar neste mundo como uma verdadeira democracia o que nao acontecia antes.
    Agora sim! Ha possibilidade de um futuro democratico para Timor-Leste.

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  28. Estou vendo isso de dia para dia!
    Chama-se democracia a pedrada!
    Ze Cinico

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  29. Estou vendo isso de dia para dia!
    Chama-se democracia a pedrada!
    Ze Cinico

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  30. Democracia??? a margarida e os camaradas cinicos querem falar de democracia?? É preciso ter LATA!

    As tentativas da Fretilin em controlar a RTTL são bastante reveladoras da democracia que sempre sonharam em introduzir em Timor-Leste.
    Já o tinham feito com a STAE para controlarem o processo eleitoral com os "brilhantes" resultados da vitoria de 80% e agora so faltava controlar a Rádio e Televisão de Timor-Leste.

    Leiam só o seguinte trecho da carta do Virgilio Guterres, Director Geral da RTTL endereçada ao PM, PR e Presidente do Parlamento entre outros e que eu tomei a liberdade de traduzir.

    (...)
    "Na minha opinião, quando o governo considera os jornalistas que trabalham
    para a RTTL como funcionários públicos, cria-se dificuldades para a RTTL
    fornecer informação imparcial e com a sua integridade editorial. Porque existe
    a possibilidade de os jornalistas practicarem "auto-censura" porque tem o medo
    de perder os seus salários.

    Como é que a RTTL pode desenvolver o seu trabalho com integridade quando o governo
    é que "controla" a sua gestão quotidiana? Este conceito so existia no tempo Indonésio
    quando o regime de Suharto queria controlar a Rádio da República Indonésia (RRI) e a
    Televisão da República Indonésia (TVRI). O ano passado a RRI passou a ser uma empresa
    pública. A TVRI também está muito empenhada a seguir o mesmo rumo da RRI.

    A maior tristeza é que Timor-Leste procura agora adoptar um conceito que a própria Indonésia
    já deitou para o "lixo"." (...)


    Virgílio da Silva Guterres

    Director-Geral (da RTTL)

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  31. Democracia??? a margarida e os camaradas cinicos querem falar de democracia??

    As tentativas da Fretilin em controlar a RTTL são bastante reveladoras da democracia que sempre sonharam em introduzir em Timor-Leste.
    Já o tinham feito com a STAE para controlarem o processo eleitoral com os "brilhantes" resultados da vitoria de 80% e agora so faltava controlar a Rádio e Televisão de Timor-Leste.

    Leiam só o seguinte trecho da carta do Virgilio Guterres, Director Geral da RTTL endereçada ao PM, PR e Presidente do Parlamento entre outros e que eu tomei a liberdade de traduzir.

    (...)
    "Na minha opinião, quando o governo considera os jornalistas que trabalham
    para a RTTL como funcionários públicos, cria-se dificuldades para a RTTL
    fornecer informação imparcial e com a sua integridade editorial. Porque existe
    a possibilidade de os jornalistas practicarem "auto-censura" porque tem o medo
    de perder os seus salários.

    Como é que a RTTL pode desenvolver o seu trabalho com integridade quando o governo
    é que "controla" a sua gestão quotidiana? Este conceito so existia no tempo Indonésio
    quando o regime de Suharto queria controlar a Rádio da República Indonésia (RRI) e a
    Televisão da República Indonésia (TVRI). O ano passado a RRI passou a ser uma empresa
    pública. A TVRI também está muito empenhada a seguir o mesmo rumo da RRI.

    A maior tristeza é que Timor-Leste procura agora adoptar um conceito que a própria Indonésia
    já deitou para o "lixo"." (...)


    Virgílio da Silva Guterres

    Director-Geral (da RTTL)

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  32. Anónimo das 12:01:31 AM: Para já como sabe (até porque eu até já a repeti aqui várias vezes) é o seu insuspeito Presidente quem sobre as eleições de 2005, (as tais que deram os 80% à Fretilin) quem disse na Conferência dos Parceiros do Desenvolvimento realizada no Hotel Timor, em 4 de Abril deste ano de 2006

    “(…) Realizaram-se, há bem pouco tempo, eleições para líderes comunitários e que decorreram num clima cívico muito exemplar, revelando a maturidade política do nosso povo e mostrando a capacidade de organização do governo.” (…)”

    http://siteresources.worldbank.org/INTTIMORLESTE/Resources/President_Speech_TLDPM_Portuguese.pdf#search=%22Movimento%20para%20a%20Liberta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Timor-Leste%22

    Depois francamente não vejo o mínimo exemplo de atentado à liberdade de expressão lá porque a TV daí é estatal e o Governo controla a sua gestão, o que aliás é da sua obrigação. Já agora se me puder indicar um país onde não haja TV’s estatais eu agradecia-lhe bastante. É que de facto, não conheço nenhum onde não haja até mais de uma TV estatal e onde sendo a TV estatal o governo respectivo não controle a sua gestão. Ou querem ter sol na eira e chuva no nabal?

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