quinta-feira, agosto 17, 2006

BNU recupera Casa da Cultura - Conselho de Ministros

Díli, 16 Ago (Lusa) - O Governo timorense anunciou hoje que terão início em Setembro as obras da Casa da Cultura em Díli, um projecto que será suportado pelo Banco Nacional Ultramarino e está avaliado em 600.000 dólares (470.000 euros).

Num comunicado da reunião do Conselho de Ministro refere-se que as obras na "Uma Fukun" ou Casa da Cultura em Tétum, arrancam em Setembro, estarão concluídas em quatro meses o que permitirá abrir o espaço ao público até Maio de 2007.

O edifício a recuperar data do século XIX, foi usado durante a Administração portuguesa de Timor-Leste como instalação militar e como comando militar do distrito de Díli durante a ocupação indonésia, encontrando-se abandonado.

Depois de concluídas as obras e de acordo com o projecto apresentado hoje ao Governo por Correia Pinto, gerente do BNU em Timor- Leste, será instalada uma biblioteca com mais de 4.000 livros, uma videoteca e um espaço de acesso á Internet, além da componente cultural com um auditório, sala de exposições e zona de lazer.

A recuperação do edifício pelo BNU é uma consequência do protocolo entre o Governo de Timor-Leste e o banco que prevê a gestão do espaço cultural e de informação por um período de 20 anos.

Na reunião ministerial foram também discutidas sugestões de agilização da execução do Orçamento do país que prevê despesas superiores a 315 milhões de dólares até meados de 2007, a criação de uma comissão permanente de eventos nacionais.

Foram ainda marcadas para segunda-feira duas reuniões específicas do Conselho de Ministros, uma para apresentação do programa das políticas fiscal e descentralização, da parte da manhã, e outra sobre questões de segurança, a partir das 14:30 locais.

JCS.

Sem comentários:

Enviar um comentário