sexta-feira, julho 21, 2006

U.S.A. Representante Schwartz apela à Secretária de Estado Rice para apoiar uma robusta Missão da ONU

Tradução da Margarida:

Apelos à Secretária de Estado Rice para apoiar uma robusta Missão da ONU para Timor-Leste

Membro da Casa de Representantes do U.S.A. Allyson Y. Schwartz
Representando o 13th Congressional District of Pennsylvania

FOR IMMEDIATE RELEASE

Julho 18, 2006

U.S.A. Representante Schwartz apela à Secretária de Estado Rice para apoiar uma robusta Missão da ONU para Timor-Leste


Washington, D.C. – O membro da Casa de Representantes do U.S.A Allyson Y. Schwartz, juntamente com 44 dos seus colegas do congresso, apelou à Secretária de Estado Condoleezza Rice para apoiar uma robusta missão da ONU para Timor-Leste, onde a violência causou desassossego civil nos últimos meses.

Localizado no Sudoeste da Ásia perto da Indonésia, Timor-Leste votou pela independência da Indonésia em 1999. No seguimento da votação, milícias apoiadas por elementos das forças militares Indonésias percorreram o país. A ONU e a comunidade internacional jogaram um papel instrumental na ajuda a Timor-Leste para restaurar a ordem e se mover para a estabilidade e a democracia. Contudo, porque a ONU diminuiu rápidamente a sua missão pós-independência, ficaram expostos problemas sérios no seio da polícia de Timor-Leste e na infra-estructura militar. Estes problemas, em parte, contribuiram para a erupção de violência em Março entre soldados amotinados e tropas governamentais. Os confrontos recentes levaram à deslocalização de mais de 100,000 civis – a pior violência desde 1999.

Como um membro nomeado da bi-partidária Comissão House Democracy Assistance a Representante Schwartz viajou para Timor-Leste em Fevereiro de 2006. Esta viagem foi a primeira de sempre duma delegação do Congresso à nação, e foi vista por muitos como um passo importante na ajuda ao reforço da democracia em Timor-Leste. Durante a visita a Timor-Leste, Schwartz, e outros membros da delegação do Congresso, providenciaram assistência a membros do parlamento em como estruturar um governo responsável e transparente.

“Vi em primeira mão o potencial de Timor-Leste para se desenvolver como uma democracia, e acredito fortemente que a ONU tem uma responsibilidade para assistir a Timor-Leste nesta encruzilhada critica. É da maxima importância que a ONU jogue um papel activo em Timor-Leste, com uma presença significativa no campo policial e de capacetes azuis, de modo a garantir que o país se mova para a frente num caminho para a democracia, a estabilidade e a auto-sustentabilidade,” disse a Rep. Schwartz.

Segue-se em baixo a carta enviada para a Secretária Rice. For an official signed copy of the letter please contact Rachel Magnuson at Rachel.Magnuson@mail.house.gov.


Julho 17, 2006

The Honorable Dr. Condoleezza Rice
Secretary of State

U.S. Department of State
2201 C Street NW
Washington, DC 20520

Dear Madam Secretary:

Temos vindo a observar a violência que se passa em Timor-Leste com muita preocupação. Há somente alguns meses, Timor-Leste era visto como um modelo internacional de construção de nação. Contudo, hoje, o progresso que Timor-Leste fez como uma jovem democracia está sob séria ameaça. O Conselho de Segurança da ONU votou recentemente a renovação da sua missão politica em Timor-Leste, e o Secretário-geral da ONU Kofi Annan indicou que o regresso de capacetes azuis está a ser considerado. Nesta encruzilhada crucial, pedimos-lhe que apoie uma missão robusta da ONU que inclua uma presença de polícias e de capacetes azuis significativa – com todas as tropas estrangeiras sob o comando da ONU – para garantir que Timor-Leste continue a fazer progressos no caminho da democracia, estabilidade, e auto-sustentabilidade. O governo de Timor-Leste requisitou tal missão robusta.

Como sabe, no seguimento do voto de Timor-Leste pela independência da Indonésia em 1999, as milicias apoiadas por elementos das forças militares Indonésias arruinaram o país. Contudo Timor_Leste – com um apoio significativo da ONU e da comunidade internacional – foi capaz de restaurar a ordem e tem dado passos substanciais para a estabilidade e a democracia como evidencia um relatório da ONU que declara que Timor-Leste “fez progressos notáveis no lançamento das bases para uma sociedade civil funcional.” Adicionalmente, um acordo com o governo Australiano sobre a partilha de rendimentos dos campos offshore de petróleo e gás começa a fornecer fundos críticos para o governo e em Fevereiro de 2006 membros da Comissão da U.S. House of Representatives Democracy Assistance visitaram Timor-Leste para dar conselhos sobre a estruturação de um governo responsável e transparente.

Contudo, permanece por fazer muito trabalho e como a ONU reduziu rapidamente a escala da sua missão pós-independência, ficaram expostos problemas sérios da polícia de Timor-Leste e da sua infra-estructura militar. A violência recente é uma indicação que a ONU não pode precipitadamente reduzir a sua presença, e que deve continuar a jogar o seu papel crítico de construção de nação – assistindo Timor-Leste nos seus esforços para consolidar e expandir as conquistas que fez.

Assim, requeremos respeitosamente que o Embaixador Bolton apoie fortemente uma missão da ONU para ajudar a manter a ordem e fornecer apoio pelo menos no próximo ano nas eleições cruciais presidenciais e parlamentares. Esta missão deverá pôr o foco no reforço da assistência policial e treino para prevenir a violência. Adicionalmente, uma missão da ONU deveria ajudar Timor-Leste a resolver a pobreza profundamente enraizada e o desemprego que inunda a nação; construir instituições públicas fortes que garantam uma democracia estável e durável e promova a regra da lei; levar justiça e reconciliação por crimes contra a humanidade cometidos durante a ocupação militar Indonésia; e investigar a recente violência criminal.

Apoiar o desenvolvimento de democracias fortes e auto-sustentáveis através do mundo é uma componente vital da política externa dos USA. Neste caso, este objective seria melhor alcançado apoiando uma missão da ONU robusta a trabalhar em cooperação com um governo de Timor-Leste soberano. Agradecemos a sua atenção e esperamos trabalhar consigo nesta matéria.

Sinceramente,
Rep. Allyson Y. Schwartz
...
cc: Ambassador John R. Bolton

2 comentários:

  1. Acima le-se, Nao ha comentarios ainda.
    Aonde esta o comentario que eu escrevi sobre o que Schwartz disse no paragrafo: "..to ensure that East Timor continues to make progress on the path to Democracy....".
    Sera que o que escrevi tambem e ofensivo?

    ResponderEliminar
  2. Apresento as minhas desculpas, pois o meu comentario esta la mais para baixo na repeticao da noticia em Ingles. "Mea Culpa"

    ResponderEliminar