sexta-feira, julho 28, 2006

Major Alfredo Reinado fica em prisão preventiva

Díli, 27 Jul (Lusa) - O major Alfredo Reinado, surpreendido terça-feira com armas ilegais e ouvido hoje pelo Ministério Público, viu-lhe ser aplicada a medida de coacção de prisão preventiva, disse à Agência Lusa fonte judicial.

A audição de Alfredo Reinado, oficial rebelde que abandonou no início de Maio a cadeia de comando das forças armadas timorenses, "correu muito mal", acrescentou a fonte, que pediu para não ser identificada.

"Quando lhe foi comunicada a medida de coacção (prisão preventiva) Alfredo Reinado desatou aos insultos e os militares australianos tiveram de ser reforçados para o transportar para a cela", adiantou a fonte contactada pela Lusa.

A prisão preventiva foi aplicada ao major Alfredo Reinado e a mais 14 dos homens do seu grupo, surpreendidos terça-feira pela GNR, no decurso de uma operação policial, na posse de um arsenal militar, incluindo designadamente pistolas, milhares de munições, granadas, rádios, armas brancas e farda militares.

O major Alfredo Reinado foi ouvido pelo Ministério Público por ter violado a disposição legal, em vigor a partir das 14 horas da passada segunda-feira, segundo a qual qualquer timorense que fosse apanhada com armas seria detido.

As três casas em que Reinado e elementos do seu grupo foram surpreendidos com munições, armas e outros artigos militares, duas das quais tinham sido ocupadas, distam apenas 10 metros do Quartel-General das forças militares australianas estacionadas em Timor-Leste.

EL.

Sem comentários:

Enviar um comentário