Será que:
. O Ministro do Interior, Rogério Lobato e o Ministro da Defesa, Roque Rodrigues, apresentaram a demissão ao Primeiro-Ministro?
. O Ministro Ramos-Horta assumiu a pasta da Defesa?
. O Vice-Ministro do Interior, Alcino Bário, assumiu a pasta do Interior?
. O Secretário de Estado Egídio de Jesus continua no governo?
Timor-Leste: Ministros da Defesa e do Interior demitiram-se
ResponderEliminarLisboa, 01 Jun (Lusa) - Os ministros timorenses da Defesa, Roque Rodrig ues, e do Interior, Rogério Lobato, apresentaram hoje a demissão, que foi aceite pelo primeiro-ministro, disse à Lusa fonte do gabinete de Mari Alkatiri.
Os ministros apresentaram a demissão no decorrer de uma reunião extraor dinária do Conselho de Ministros, que começou cerca das 10:00 (02:00 em Lisboa) em Díli.
A reunião foi hoje de manhã interrompida durante alguns minutos mas con tinua a decorrer, não estando previsto qualquer comunicado no final do encontro, disse a mesma fonte.
No final de uma reunião do Conselho de Estado de Timor-Leste, que decor reu segunda e terça-feira, o Presidente da República, Xanana Gusmão, sugeriu a d emissão dos dois responsáveis.
Timor-Leste vive os seus piores momentos de tensão, instabilidade e vio lência desde que se tornou independente, há quatro anos, na sequencia da eclosão , há mais de um mês, de uma crise político-militar que tem sido marcada por divi sões no seio das Forças Armadas e da Polícia Nacional, e pelo mal estar entre o Presidente da República, Xanana Gusmão, e o chefe do governo, Mari Alkatiri.
Nos últimos dias, confrontos, principalmente em Díli e arredores, de mi litares contra militares, e entre estes e elementos do corpo da Polícia Nacional , envolvendo populares, provocaram já vários mortos e feridos e criaram uma situ ação de instabilidade e insegurança generalizadas no país, cujas autoridades tiv eram de apelar à ajuda militar da Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal.
Portugal vai enviar sexta-feira uma companhia de 120 efectivos da GNR p ara o país, com a missão de ajudar à manutenção da ordem pública, depois do seu restabelecimento, e de dar formação às forças de segurança de Timor-leste.
EL/FP.
Lusa/fim
... uma vez mais, dentro de todo o bem fazer e no quadro da Constituição confirma-se que a montanha pariu um rato... Xanana pelos vistos continua a ter alguma visão, por muito que chateie as suas tomadas de posição preventivas...
ResponderEliminar...Às vezes o que não tem remédio, remediado está, não é verdade? Mas achei piada à tirada das "tomadas de posições preventivas". Pena foi não ter tomado qualquer medida antes de Dili arder nem mesmo ter tido a ideia de convocar o Conselho de Estado.
ResponderEliminar