terça-feira, maio 23, 2006

Quatro feridos

Timor-Leste: Tiroteio entre forças armadas e ex-militares em Bécora, 4 feridos

Díli, 23 Mai (Lusa) - Pelo menos quatro pessoas ficaram hoje feridas na sequência de tiroteios em Bécora entre ex-militares contestatários e as forças armadas timorenses, que entraram em acção para ajudar a Polícia Nacional, disseram fonte policiais e médicas.

As forças armadas envolveram-se numa troca de tiros com um número indeterminado de ex-militares contestatários, acompanhados por civis armados, liderados pelo major Alfredo Reinado, oficial que no passado dia 03 abandonou a cadeia de comando.

O director do Hospital Nacional Guido Valadares, António Caleres, disse à Lusa que deram entrada naquela unidade quatro feridos, dois deles pertencentes às forças armadas.
Esta é a segunda vez no prazo de 25 dias que as forças armadas timorenses entram em acção para ajudar a restaurar a ordem pública.


A primeira vez foi a 28 de Abril, quando os militares ajudaram a conter os participantes de uma manifestação convocada por ex- militares, que protestavam contra alegadas discriminações no seio da instituição.

Nessa ocasião cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

A intervenção das forças armadas decorre de concertação prévia entre o primeiro-ministro e o presidente da República, como prevê a Lei Orgânica das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).

Os efectivos das forças armadas foram comandados num primeiro tempo pelo coronel Lere Anan Timor, chefe do Estado-Maior das F-FDTL, tendo posteriormente as operações sido dirigidas no terreno pelo major Maubuti.

Os confrontos de hoje ocorrem cerca de 72 horas depois do final do congresso da FRETILN, o partido no poder, que foi marcado pela reeleição de Mari Alkatiri para a liderança.

A Lusa contactou o gabinete do primeiro-ministro, que respondeu estar a preparar para mais tarde uma reacção ao sucedido hoje em Bécora, um bairro junto à saída leste da capital.
Apesar dos incidentes em Bécora, a situação na capital é calma.

Sem comentários:

Enviar um comentário