A equipa da CEM - Companhia de Electricidade de Macau que tem um contrato de gestão da EDTL e composta por nove portugueses, garante que se encontram em funções, para garantir o normal funcionamento da EDTL.
Segundo um responsável da direcção "O centro de produção de energia está a funcionar, assim como a venda de energia de contados pré-pagos. Nenhum responsável da equipa da CEM vai sair de Timor-Leste".
A responsável da AdP Timor-Leste, empresa da AdP - Águas de Portugal, declarou que "O nosso projecto na ilha de Ataúro não teve qualquer interrupção até à data e todos elementos da AdP Timor-Leste encontram-se em funções e presentes no território. E assim vamos continuar."
Segundo o coordenador dos Planos de Urbanização de Díli e Baucau do Gertil - Grupo de Estudos de Reconstrução de Timor-Leste, todos se encontram a trabalhar em plena normalidade, tendo respondido afirmativamente ao Governo timorense, quando questionados por este, que estavam disponíveis para continuar a sua intervenção.
Também o responsável da Dalan- Engenharia, Estudos e Projectos se encontra no território.
Declarações recolhidas junto do administrador da Timor-Telecom, garantem que todos os elementos da Direcção da Timor-Telecom se encontram a trabalhar.
(ACTUALIZAÇÃO) Assim como:
Caixa Geral de Depositos - BNU que tem todo o seu staff no território de Timor-Leste e a trabalhar e a ENSUL, o Hotel Timor, o Hotel/ Restaurante Vasco da Gama e os portugueses a trabalhar no Banco Mundial, PNUD-Justica...
e tantos, tantos outros, que estão realmente a mostrar como se deve estar.
(Obrigado a quem nos enviou esta informação).
Parabéns a todos! A vossa determinação contrasta com a de outros, nomeadamente os chineses.
ResponderEliminarLá vamos ficar sem flores de plástico vendidas à porta do cemitério de Santa Cruz... Que peninha!... Vão fazer muita falta! :-)
Tambem se informa que a Caixa Geral de Depositos (BNU) tem todo o seu staff no territorio de Timor-Leste e a trabalhar. Assim como a ENSUL, o Hotel Timor, Vasco da Gama, staff portugues do Banco Mundial, staff portugues do PNUD-Justica... e tantos, tantos outros, que estao realmente a mostrar como se deve estar. Se e para falar, falemos em TODOS!!!!
ResponderEliminaré esta determinaçao que os timorenses precisam (e tambem nós) para nao deixar baixar os braços, para saberem que sim que vale a pena continuar a construir timor!
ResponderEliminarComo já fugimos daí uma vez e temos vivido mal estes 30 anos com essa vergonha, procuramos agora, como já o fizemos em 99, estar ao vosso lado!
ResponderEliminarsim, é verdade que portugal fugiu em 75, e sim, é verdade que ha muita culpa na consciencia, mas tambem é verdade que os que la estao hoje sao portugueses que optaram por trabalhar em e por timor, e que para continuar o seu trabalho naquelas condiçoes, é preciso sim, bastante determinaçao
ResponderEliminar...mas circulam rumores em Lisboa que apontam para a vontade de "salida" de algumas Empresas...
ResponderEliminarNão são rumores...
ResponderEliminarO conhecimento sobre quem (pessoas ou organizações) não abandona Timor nas actuais circunstâncias é decisivo como contributo fundamental para voltar a repor o que é possível da vida no país. Contudo, e não apenas em razão de critérios informativos, não aproveita a ninguém, nem à situação real, essas informações não serem rigorosas. No caso da CEM de Macau, por exemplo, sendo quase um milagre que, nas actuais condições, tenha conseguido manter o essencial das suas atribuições contratuais, e sem que se tenham verificado, até ao momento, ruputuras significativas do fornecimento de energia eléctrica, a verdade é que já não o faz com os nove elementos que compunham o seu staff. Alguns deles, e por razões diversas, já tiveram (ou decidiram) de abandonar Timor. Alguma vez, o rigor da verdade das coisas, terá de ser a regra, também em Timor. E é sempre o momento de começar. Mesmo que não pareça ser de imediato, algum dia, os timorenses hão-de agradecer.
ResponderEliminarParabéns pela coragem e força de vontade em ajudar.
ResponderEliminarA todas as empresas e bancos que continuam com as suas portas abertas aqui vai o meu "Bem Haja" à tipica maneira portuguesa e Obrigada Barak por a vossa dedicação ao Povo Timorense
"Alguma vez, o rigor da verdade das coisas, terá de ser a regra, também em Timor. E é sempre o momento de começar. Mesmo que não pareça ser de imediato, algum dia, os timorenses hão-de agradecer. "
ResponderEliminarPARA QUE HAJA MAIS RIGOR E VERDADE NAS COISAS HA PORTUGUESES QUE TAMBEM ESTAO EM TIMOR E NOS PONTOS MAIS VITAIS E CRITICOS DO PAIS.
REFIRO-ME CONCRETAMENTE AO AEROPORTO (SERVICOS AEROPORTUARIOS E ALFANDEGAS) E O PORTO.
A PROPOSITO DO PORTO. QUANDO SO "AMIGOS DE TIMOR DE LONGA DATA" (Leia-se Governo Australiano e afins) COMECARAM A DIZER QUE JA NAO HAVIA QUE COMER EM DILI... FORAM EXACTAMENTE OS PORTUGUESES QUE ABRIRAM AS "Portas do Porto" PARA SAIR A ALIMENTACAO... (claro que na imprensa mundial viu-se o exercito Australiano a distribuir...QUE GRANDES AMIGOS).
NO AEROPORTO ESTAO INSTALADOS 1800 AUSTRALIANOS E CERCA DE 3000 REFUGIADOS TIMORENSES E A ENTRADA DE AERONAVES DESDE HA 4 DIAS PARA CA FUNCIONA 24H .... TAMBEM COM PORTUGUESES.....
gostaria que a imprensa portuguesa visse melhor o trabalho dos portugueses em TIMOR.....
JA AGORA FALANDO DE IMPRENSA BASTA DE DAR PORRRADA NA LUSA E OUTRA IMPRENSA QUANDO TEEM A IMPRENSA AUSTRALIANA A FAZER PARTE DO COMPLOT "PARA A DESTRUICAO DE TIMOR" E NINGUEM CASCA NELES
ResponderEliminar