Público, 17.12.2007
O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, manifestou-se ontem irritado por o major rebelde Alfredo Alves Reinado não ter aparecido em Díli para as conversações de reconciliação para as quais o convidara. "Não brinque comigo. O Xanana de hoje é diferente do Xanana do passado", avisou o antigo Presidente, referindo-se à condescendência que tem tido para com um homem que há mais de um ano anda a monte e em relação ao qual o Governo estabeleceu um grupo de contacto chefiado pelo secretário de Estado para a Segurança.
As autoridades tinham dado ordens para que as forças de segurança não perseguissem o renegado, que periodicamente tem dado longas entrevistas a alguns órgãos de informação, designadamente australianos. E haviam dito preferir ouvir tanto as suas reivindicações como as dos antigos soldados afastados do Exército.
Reinado fez saber pelo seu advogado que só iria a conversações se fosse libertado um dos seus partidários.
E Xanana respondeu que o problema é com a justiça.
Lembras-te Xanana?! Quando eras apenas o guerrilheiro e querias a LIBERTAÇÂO do teu POVO? Lembras-te: quando foste preso e desejaste que o teu POVO fosse livre?! Lembras-te quando te libertaram: o que desejaste???
ResponderEliminarLembras-te quando começaste a campanha eleitoral e não querias ser PRESIDENTE??? E só o foste porque as pessoas te adoravam, embora tu – e em pleno direito quisesses ficar em casa a tomar conta dos miúdos sem que ninguém te chateasse –... E as pessoas diziam-te: "SÊ O NOSSO PRESIDENTE, MAS NÃO MUDES NUNCA! CONTINUA COMO FOSTE ATÉ HOJE!!!” E tu que dizes...mudaste, não foi??? Hoje queres estar acima da LEI; acima da CONSTITUIÇÂO! Abre os olhos XANANA! Não pode ser! Tu não és o XANANA que o mundo conheceu e tanto admirou! Por favor!!! Não nos desiludas! Continua o NOSSO HERÓI!!!Lembra-te de teus filhos...que história lhes chegará: de valente GUERRILHEIRO a triste TRAIDOR...Sê igual ao que sempre defendeste: não traias o POVO MAUBERE!!!
Fitun Taci
Xanana:
ResponderEliminarNão posso deixar de recordar o teu passado: com que carinho todo o mundo... sim todo o mundo te tratava! Hoje, se te não retratas, se não deixas a justiça trabalhar, ficarás pelas ruas da amargura...Não te esqueças: o povo que te aplaude será o mesmo que te condenará! Então: porque não tens um rebate de consciência e deixas a Justiça actuar!!
Fitun Taci
Xanana:
ResponderEliminarDei uma espreitadela pelo filme que foi apresentado na Indonésia! Lembras-te o que disseste: "I’m telling the people, don’t forget: watch the president, watch the parliament, watch the President! If they do mistake, take out: Choose others!” Quando, nas montanhas , abraçaste o Mariano o que sentiste? E quando abraçaste aquela velhinha que tinha vendido tudo para comprar RESOCHINA e te safar da malária...que sentes, hoje? Como sabes o filho dela morreu, na Resistência e tu viveste! Então??? Lembraste ainda do trauma de Flávia??? E quantas crianças terão um trauma como o dela, porque são órfãos e têm no corpo o sinal da violência!? Então Xanana: não te lembras do que prometeste??? Desculpa Xanana, mas hoje , a 15 mil Km. sinto-me desiludida, porque tu, sim tu, eras o herói que o mundo julgava justo...e afinal... não nos desiludas, por favor! Actua enquanto é tempo! Lembra-te dos milhares de timores que morreram porque acreditaram na JUSTIÇA!! Eles acreditavam em TI!!!
Fitun Taci
O Sr.Gusmão já não tem dignidade!Já nem tem a imagem que tinha!pobre Gusmão.Está na hora de a justiça trabalhar e apurar a verdade Sr Gusmão.Porque tem tanto medo!
ResponderEliminarErmera Lian
Sabes, Xanana, o povo pode ser ignorante, mas não é estúpido!
ResponderEliminarLembraste das ovações que recebias das pessoas que se juntavam para te aclamarem enquanto diziam:"-Timor Vencerá"!? E tu,começavas o teu discurso :"-Timor já Venceu e vai continuar a vencer!"Hoje, com as tomadas de posição que tens tido, não sabemos se venceu...talvez seja melhor recordares: vai ao link: http://www.youtube.com/watch?v=n6VxbK2j0IE&NR=1
Fitun Taci
Pois é Xanana: o blog hoje está por nossa conta: Meu Deus! Como eu queria um mundo melhor...mais justo para que mesmo cometendo erros, os possamos reconhecer e os rectifiquemos!
ResponderEliminarfitun taci
Xanana:
ResponderEliminarespero que leias estes comentários e reflictas: pensa nos teus pequenos filhos e nos miúdos da idade deles; pensa nos velhos e nas viúvas que acreditaram em ti; pensa nas FALINTIL-FDTL e nos heróis que estão a sofrer injustamente; pensa naqueles que acreditaram em ti e te idolatram como herói e não aceitam que sejas o mau da fita...
Fitun Taci
Adorei! Se eu fosse o alfredo marimbava-me para mais essa oportunidade que o jose alexandre diz que lhe da.
ResponderEliminarEsse senhor jose alexandre, primeiro ministro de facto tem a mania que esta acima da lei.
Eh eh eh eh eh adorei que o alfredo nao tivesse aparecido!!!
Benfeito.
Oh fitun taci deixa-te de cenas de encantar e manda mas é o gusmao tratar das abóboras... já não faz falta a Timor-Leste.
ResponderEliminarJá nem os bandidos que ele cria ouvem o que ele diz.
Tá bonito tá... ainda hei-de ver o gusmão na prisão!
Extracto da entrevista do Alfredo publicada no jornal local “ Suara Timor Loro Sae” (dia 18/12/07)a comentar sobre o Xanana e as suas ameacas contra ele:
ResponderEliminar“ … Como Presidente, foi bom mas, na qualidade de Comandante Supremo, qual foi a responsabilidade dele? Não teve e agora, como Governo, está a lavar as mãos. Agora está a virar-se contra Alfredo e o grupo a quem ele deu ordens para fazer assim….Foi ele quem propôs que fosse feita a petição. Que o Xanana não chame Alfredo de mentiroso…”
E essa...Onde andam os apologistas e defensores do Xanana agora!!!!!!
ResponderEliminarXanana Gusmao foste bem enterrado pelos oprtunistas que te rodeiam.
ResponderEliminarNos sabemos quem sao os bandidos que nunca sofreram e lutaram pela independencia de Timor Leste agora estao a rodear te para tirar os proveitos individuais economicos que ja deves saber quem sao eles.
Estas com os bandidos que nos estamos contra eles por serem imopulsionadores da crise.
E de salientar tambem que foste manobrado por tua esposa Sword Kirsty com algumas pessoas que rodeiam.Fizeram com que as pessoas nao te respeitam e poe te de rastos como pai da nacao como guerreiro ,como presidente de entao e agora primeiro ministro.
Nunca vi um 1º Ministro e antigo herói de um país ser tão humilhado e gozado.
ResponderEliminarPerante isto, o que ele faz? Dá mais uma oportunidade. Isto é que é espírito cristão.
O problema é: se na próxima oportunidade acontecer o mesmo (ou pior), qual será o plano B (se é que existe)?
Ramos Horta já avisou que pode acontecer uma "reacção". Lá se vai a preferência pelo "diálogo" em detrimento da violência.
Lá se vai o espírito cristão.
Perante o total falhanço da sua política de "diálogo" como solução para "resolver" o problema Reinado, que já custou um conflito com a Justiça, Ramos Horta e Xanana começam a fazer ameaças a Reinado.
Mas será que eles pensam que alguém ainda leva essas ameaças a sério?
Será que alguém ainda leva Xanana e Ramos Horta a sério?
Sou um crítico do Xanana-político. Mas custa-me imenso ver o outrora Xanana-combatente descer tão baixo e ser assim humilhado, enxovalhado. Até mete dó.
E o pior de tudo isto é que parece que ele gosta, como se fosse masoquista e dissesse: " Quanto mais me bates, mais gosto de ti".
Xanana era uma referência nacional que incarnava a luta pela libertação. Infelizmente, agora é uma sombra do que foi, por culpa própria.
Muito triste.