Lusa - 28 de Outubro de 2007, 10:15
Díli - As ossadas de Vicente Reis, antigo dirigente da resistência, morto em 1979, foram trasladadas hoje de Same (sul) para Bucoli (leste), afirmou à Agência Lusa o deputado da Fretilin e ex-ministro José Teixeira.
"Os restos mortais do saudoso Vicente Reis 'Sa'he' foram mostrados e homenageados sábado à noite numa cerimónia muito emotiva", declarou José Teixeira à Lusa.
A cerimónia coincidiu com o último dia do retiro do Comité Central da Fretilin, denominado "Retrospectivas e Perspectivas", iniciado dia 25 de Outubro na aldeia de Fahe Luhan, em Holarua, distrito de Manufahi.
A homenagem a Vicente Reis "Sa'he" (o nome que tomou do avô) decorreu na presença do irmão José Reis, dirigente da Fretilin, e de vários outros familiares.
José Teixeira sublinhou que "os planos para trasladar os restos de Vicente Reis para Bucoli têm mais de dois anos".
O antigo Comissário Político Nacional, segunda figura da resistência desde 1977 sob a liderança do Presidente Nicolau Lobato, morreu numa emboscada nas montanhas de Manufahi e foi enterrado numa montanha chamada Casa dos Morcegos.
A figura de Vicente Reis protagonizou, nos últimos dias, uma disputa insólita entre a sua família e um grupo de veteranos da rede clandestina, que afirmam que o líder não morreu e que anunciavam para sábado, 27 de Outubro, o seu aparecimento em Díli.
Bucoli, a cerca de dez quilómetros de Baucau, é a aldeia onde vive o pai de Vicente Reis e onde, segundo José Teixeira, "os restos do saudoso estão a ter o respeito da família".
PRM-Lusa/fim
Abençoai Senhor a este Teu Servo, Vicente Reis ,que nas montanhas de Same e de Tatamailau lutou pela independência do Teu querido e mártirizado povo de Timor. Que o Senhor lhe conceda um lar de muita paz , Amém
ResponderEliminar