quinta-feira, setembro 20, 2007

Railos agiu sob ordens de Xanana Gusmão e não de Rogério Lobato














2 comentários:

Anónimo disse...

No Relatório da Comissão de Inquérito da ONU, no ponto 158 lê-se “O Comandante-Geral da PNTL esteve ausente por razões de doença durante parte do mês de Maio. No dia 24 de Maio, o Comandante-Geral abandonou o seu posto, saiu de Dili e permaneceu incomunicado. (...) O Comandante-Geral levou consigo uma segurança de aproximadamente 10 polícias pesadamente armados. Assim, a partir do dia 24 de Maio, não havia nenhum alto responsável no controlo da PNTL ou alguém disponível para orientar a instituição.”

Isto é, o Paulo Martins desertou – para nunca mais aparecer na PNTL - no dia 24 de Maio de 2006, e contudo ele, Paulo Martins, juntamente com o então PR Xanana assinam uma Guia de Marcha para o Railos em 29 de Maio de 2006, data em que o Rogério Lobato era ainda Ministro do Interior e obviamente o responsável pela PNTL e em que nem sequer o Conselho de Estado tinha deliberado sobre as medidas de emergência para a crise e portanto o PR NADA, RIGOSOSAMENTE NADA tinha a ver com a questão da gestão da segurança que era então da ÚNICA E EXCLUSIVA competência do PM Mari Alkatiri.

Isto configura um abuso das funções do então PR e é uma violação clara e grave das suas obrigações constitucionais. Penso que é um motivo mais do que suficiente para ser processado e enfrentar a justiça.

Anónimo disse...

Isto só pode surpreender aqueles incautos que não conhecem Xanana e lhe têm andado a tecer loas.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.