domingo, fevereiro 18, 2007

Ramos-Horta em reflexão, PSD candidata uma mulher às presidenciais

Díli, 17 Fev (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, José Ramos-Horta, vai ponderar este fim-de- semana a sua candidatura à Presidência da República e anunciará "uma decisão lá para quarta ou quinta-feira".
"Tomarei uma decisão em consciência", declarou o primeiro-ministro à sua chegada a Díli, depois de uma viagem de oito dias que o levou a Nova Iorque e Berlim.


O Partido Social Democrata timorense (PSD) revelou, entretanto, que a sua candidata às eleições de 9 de Abril é Lúcia Lobato, confirmando o perfil decidido há duas semanas em conselho nacional.

José Ramos-Horta admitiu que na sua passagem por Nova Iorque e pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas recolheu apoios "que não tinha procurado" para uma eventual candidatura à sucessão do Presidente Xanana Gusmão.

O primeiro-ministro mostrou-se também descontraído sobre o seu futuro no caso de não se candidatar ou de não ser eleito.

Entre as funções que poderia exercer, comentou entre risos, estaria a de embaixador de Timor-Leste em Bruxelas e a candidatura a secretário-geral da ONU em 2012.

O partido maioritário e no Governo, a Fretilin, ainda não anunciou oficialmente qual o candidato que apoia para as eleições presidenciais.

Tanto o secretário-geral do partido, Mari Alkatiri, como o presidente do Parlamento, Francisco Guterres "Lu Olo", manifestaram a sua disponibilidade para a corrida eleitoral.

Lúcia Lobato, jurista, deputada e professora universitária, é uma das fundadoras do PSD de Mário Carrascalão.

Desde 2003 que pertence à comissão política do partido.

Além de Lúcia Lobato pelo PSD, foram até agora anunciadas mais duas candidaturas às presidenciais, a de Manuel Tilman, pelo partido Kota, e Francisco Xavier do Amaral, da ASDT.

PRM-Lusa/Fim
.

3 comentários:

  1. QUEM EH A LUCIA LOBATO?

    Numa altura em que o PSD anuncia a candidatura da sua Vice Presidente Lucia Lobato a PR eh importante que os leitores saibam quem eh a verdadeira Lucia Lobato. Era um dos quadros da Renetil na Indonesia e uma das responsaveis da Fundacao Boaventura. Recebiam milhares de dollares da europa, nomeadamente do "Comite 100" de Helsinquia, dinheiro esse destinado a pagar bolsas de estudos de estudantes timorenses. Ela e o seu amigo Doutor Lucas da Costa (Hoje no PD) desviaram pura e simplesmente os milhares de dolares e ate hoje nada foi feito.

    Querem que uma mulher deste calibre seja Presidente da Republica?

    Entao fiquem a espera dos proximos capitulos?

    ResponderEliminar
  2. Ela deve ser prima do Joao C.!!!!+
    Mau Soco

    ResponderEliminar
  3. Ela eh prima do Joao C e do Mario C!!!!

    ResponderEliminar