segunda-feira, outubro 30, 2006

De um leitor

Esta publicamente anunciada firme posição da FRETILIN merece ser aplaudida.

Começam ouvir-se vozes mais fortes contra golpistas, política australiana e contra a propaganda visando fins neo-dictatoriais e neo-imperialistas. É necessário ouvir-se cada vez mais vozes, que sejam mais fortes e mais harmoniosas, até chegarem a unissono.

É preciso que se saiba quem é quem e o que é o que. É preciso chamar as coisas (e pessoas)pelo seu nome.

É preciso que os golpistas, intera e externamente, saibam que NÃO É UM INCIDENTE QUE DEVE GOVERNAR A POLÍTICA, MAS SIM A POLÍTICA DEVE GOVERNAR OS INCIDENTES.

Vivam todos os defensores da liberdade, dignidade nacional e soberania de Timor-Leste!

Manatuto.

.

4 comentários:

  1. Quando se fala em dignidade nacional e soberania de Timor-Leste nunca se deve esquecer que ha uma maxima que nao pode nunca deixar de ser tida em conta e que e decisivo em politica. Essa maxima e: " A geografia e a mae de todas as politicas". Nao lhe deram importancia em 1975 e o resdultado ficou a vista. Nao lhe deram importancia durante o tempo do I Governo Constitucional e... o resultado esta esta a vista. Se o II Governo Constitucional actuar do mesmo modo, o resultado nem sequer ficara a vista porque a nossa independencia acabara por ir parar na maior das escuridoes. Tenham cuidado! Empurrar outros para o abismo para podermos implantar os nossos ideais, sera facil mas o pior podera vir depois.
    Mesmo que os censores nao queiram publicar este ponto de vista, o importante e que o fazem depois de o terem lido. Pelo menos, ficarao a pensar momentaneamente nele.

    ResponderEliminar
  2. A que proposito vem os dois comentaristas anteriores em Tetum com este ataque acintoso contra os Portugueses? Sera um plano para correr com a GNR e os professores portugueses do nosso pais?
    Sem a GNR que sera de nos? E sem os professores portugueses que sera da lingua oportuguesa em Timor-Leste?!..
    Valha-nos Deus!...

    ResponderEliminar
  3. Comentarista Terça-feira, Outubro 31, 2006 11:14:08 AM

    Sou o anonimo Terça-feira, Outubro 31, 2006 9:38:50 AM e so quero dizer que nunca falei mal dos PORTUGUESES e muito menos mandar embora a GNR. TIMOR PRECISA DE PORTUGAL!

    Sou muito a favor dos Portugueses, GNR, Xanana e Horta. Menos o Mari, Rogerio e o Roque.

    Ora..So estava a falar em cima contra o comentarista Terça-feira, Outubro 31, 2006 9:38:50 AM e dos outros que andam a falar mal dos malae mutin (os brancos = Australianos, Portugueses, etc).

    Eles vivem bem em Australia e em Portugal,(o governo Portuguese)esta fazer tudo por eles)e ainda andam a falar mal dos brancos!? Isto eh INGRATO!!! Nao achas???

    Estes tipos de pessoas afiliados na FRETELIN que causou mortes ao Portugueses (magiolo, etc) e aos seus decendentes em Timor no ano de 1975.

    Veja la, ate agora ainda continuam com a palavra MISTICO (designacao aos decendentes portugueses em Timor).

    Que eu saiba em Timor a raca esta mais do que uma salada.

    ResponderEliminar
  4. E aqui vai a traducao em completo do comentario do tal alkatirista de Terça-feira, Outubro 31, 2006 11:14:08 AM :

    "Para Timor poder encontrar a paz e estabilidade para todo o povo, ha uma coisa que o povo tem que fazer: matar os brancos em Timor, so assim se consegue a duradoura paz e estabilidade para todo Timor-Leste.
    Senao eles vao matando o povo pouco a pouco nos proximos seculos ate o povo Timorense de pele preta ficar extinto.
    Eles vao fazer o mesmo como os aboriginas australianos, os brancos mataram-nos aos poucos ate que hoje a raca aborigina encontra-se em numeros reduzidos na australia.
    Por isso mesmo todo o povo de Timor ja comecou a levantar-se contra os brancos em Timor. Porque os brancos vieram para Timor e ja mataram muitos dos nossos avos durante 400 anos, nao podemos continuar a ser parvos e devemos mata-los."

    Isto era o que a fretilin professava em 1975 quando exigia a "independencia imediata". Morte aos brancos e mesticos ate x geracao. Pelos vistos as palavras de ordem da fretilin de 1975 estao a mostrar mais uma vez a sua cara. Ate porque alguns dos principais autores de 1975 ainda se encontram vivos (o trio Mari, Rogerio, Roque).

    Malai Azul se es mesmo malai e branco ve so com quem te misturas. Nao te va sair a lotaria.

    "Quem te aviza teu amigo e'"

    ResponderEliminar