sexta-feira, julho 14, 2006

Major Alves Tara dá benefício da dúvida a novo governo

Díli, 14 Jul (Lusa) - O major Alves Tara, que prometeu uma manifestação nas ruas de Díli para exigir a dissolução do Parlamento, disse hoje à Lusa que vai dar o benefício da dúvida ao executivo hoje empossado, liderado por José Ram os-Horta.

"Gostei das palavras do primeiro-ministro em Liquiçá, e por isso vou da r o benefício da dúvida a este governo", afirmou.

O major Alves Tara, que abandonou a cadeia de comando das forças armada s timorenses no início de Maio, referia-se à intervenção de Ramos-Horta na cerim ónia realizada terça-feira em Liquiçá, onde um alegado "esquadrão da morte" entr egou armas automáticas ao Ministério Público.

Aquele oficial, que coordena a Frente Nacional Justiça e Paz, que patro cinou no final de Junho manifestações contra o I Governo Constitucional e a favo r da dissolução do Parlamento Nacional, ameaçou com novas manifestações quando o Presidente da República, Xanana Gusmão, anunciou ter optado pela nomeação de um II Governo.

"Desistimos, para já, de realizar novas manifestações, mas, se for prec iso, voltamos a Díli, se [o ex-primeiro-ministro] Mari Alkatiri não responder em tribunal", disse Alves Tara.

"Mas vamos estar atentos ao novo governo", acrescentou.

Mari Alkatiri, que se demitiu da chefia do governo no passado dia 26 de Junho, é acusado de ter ordenado ao então ex-ministro do Interior Rogério Lobat o a distribuição de armas a civis, veteranos da luta de resistência contra a ocu pação indonésia.

Um dos grupos que alegou ter recebido armas, liderado por Vicente da Co nceição "Railos", entregou terça-feira as 11 armas automáticas que disse ainda d ispor ao Ministério Público, por constituírem prova do alegado crime cometido po r Alkatiri e Lobato.

Alkatiri vai prestar declarações sobre o assunto no próximo dia 20, e L obato, que já foi ouvido duas vezes pela juíza de investigação, encontra-se pres entemente em casa, sob a medida de coacção de interdição de se ausentar da resid ência, por razões de segurança pessoal, segundo determinou a juíza.

Segunda-feira, Xanana Gusmão deu posse ao novo primeiro-ministro, José Ramos-Horta, e aos vice-primeiros-ministros Estanislau da Silva e Rui Araújo.

A maioria do restante elenco foi hoje empossado por Xanana Gusmão, mas alguns dos membros do novo executivo assumirão funções nos próximos dias, como é o caso de José Luís Guterres, que vai assumir a pasta dos Negócios Estrangeiros .

EL.

18 comentários:

Anónimo disse...

E o Governo continua a dar o benefício da dúvida a este tipo porquê?
Será porque, no fundo, no fundo, ele é bom rapaz, um pouco tímido até?!...
Se não fosse para chorar seria para rir!...

Malai Azul 2 disse...

Fomos nós que retirámos o comentário anterior. por ser ofensivo.

Apesar de gostarmos da sua veia poética.

Anónimo disse...

Timor esrá refém de um ignorante. Tara não é ninguém, nem para Xanana nem para Horta. Tara é um criminoso de costas quentes e garantidamente já começa a ser a "batata quente" dois nomes referidos. Timor não gosta de Taras daí que a sobrevivencia deste deficiente mental dependa do sucesso do governo actual.

Tara vai cobrar e será cobrado. Tara irá sentar-se no banco dos réus e irá revelar os segredos que todos nós sabemos. Tara, Reinado, Salsinha e Railós são cobardes de gosto indonésio - falarão um dia antes da entrada para a prisão.

não duvido, assim será!

Anónimo disse...

a liberdade de expressão é um direito universal: vamos dar voz ao

Fote Make Riba

concordo com o Fote Make Riba e sugiro que apenas modere a linguagem pois há formas de dizer as coisas sem comprometer os bons costumes. de resto concordo consigo.

Anónimo disse...

Seria para rir se não fosse trágico que agora militares desertores deam o "beneficio da dúvida" às autoridades nacionais.
Tara e os seus seguidores são o "esquadrão" legitimado pelo Presidente da República.
Os resultados estiveram e estão à vista.
Agora só falta nomear o Tara e os seguidores como embaixadores de Timor no exterior e o quadro estaria completo.

Anónimo disse...

ainda vejo tanta magoa nos vossos contarios! Ja disse que so vos faz mal. conformem-se com os factos de que os vossos lideres nao tinham as melhores intencoes com o povo de timor e por isso tiveram que se retirar do palco.

Anónimo disse...

E os que ficaram no palco também não têm as melhores intenções ou ainda acredita que têm?!

Anónimo disse...

facto No 1- Railos nao e um desertor mas um civil armado pelo Rogerio Lobato (facto admitido pelo proprio)

facto No 2- Mari foi pressionado a demitir-se porque, sendo PM, insistiu em nao tomar responsalidade nenhuma pela crise. A alegacao de distribuicao de armas foi mais uma razao para se demitir

facto No. 3- O Alfredo e companhia limitada abandonaram a cadeia de comando mas submeteram-se ao seu Comandante Supremo. nao desertaram mas sim tomaram uma posicao contra a mobilizacao ilegal das F-FDTL.
A palhacada toda nao comecou com eles mas sim com as mortes em Tasitolo que causou mortes civis e a reaccao de Alfredo.

facto No. 4- as F-FDTL leais ao governo rebeliaram contra o seu Comandante Supremo. Porque e que ninguem fala disto?

Anónimo disse...

E eu sou mais um que o PM armou. Vou ter que matar tanta gente que nem sei por onde começar. ahahahah!

O meu problema é o Tara "armado" pelo PR, desculpem em PR.

E cuidado porque o Tara que só pode mesmo ter uma tara, já ameaçou se não julgam o Alkatiri o homem zanga-se outra vez.

Respeitinho porque agora o homem manda em Timor.

Acho que vou ter que começar por ele....

Anónimo disse...

Anónimo das 2:20:10 PM:

facto No 1- Railos é um desertor porque foi contratado para dar formação à PNTL e abandonou o cargo

facto No 2- Mari resignou porque foi vítima da chantagem do PR “ou resignas tu ou resigno eu”

facto No. 3- O Alfredo e companhia limitada desertaram, convenceram outros a desertar, levaram com eles bens das F-FDTL, apelaram ao derrube do governo constitucional e à dissolução do Parlamento Nacional, dispararam à traição contra membros das F-FDTL, apadrinharam distúrbios que causaram incêndios e pilhagens em edifícios públicos e particulares, mortes de civis e o desalojamento de 150,000 cidadãos.

facto No. 4- As F-FDTL “são apartidárias e devem obediência, nos termos da Constituição e das leis, aos órgãos de soberania competentes, sendo-lhes vedada qualquer intervenção política” (nº 3 do Artigo 146º da Constituição da RDTL). E nesta crise as F-FDTL comportaram-se exactamente de acordo com este preceito constitucional.

Anónimo disse...

A pois a margarida agora diz que o proprio Taur Matan Ruak nao mentiu sobre a tentativa da fretilin de querer submeter a si as F-FDTL.
Sim, isso nao veio directamente da boca do Taur para o public mas sim do Xanana mas agora a sua sapiencia margarida vai dizer que Xanana mentiu ao povo e que a conversa que ele diz ter tido com o proprio Taur nao aconteceu? Tenha juizo e muit juizo. Ate a data os unicos mentirosos tem sido voces.

O grupo de Railos nao existia, depois ja existia mas eram pisterios contratados (infelizmente a margarida agora teve que aceitar a sua existencia), Alfredo emboscou soldados desarmados e ja se viu desde ja o Alfredo a avisar para que se retirassem e depois sob fogo pesado inclusive granadas. Disseram que tinha sido uma encenacao holywoodesca (e talvez o Alfredo teve que abater um homem seu para dar mais realismo), 200,000, 50-60,000, 10-15,000 e por fim apareceram uns quatro mil pro-alkatiri que acabaram tambem por gritar Viva Xanana.

O mais patetico sao as explicacoes que voces dao quando as coisas nao acontecem como afirmavam ser. Por exemplo: Mandaram o resto dos manifestantes de volta por falta de transporte.

Ja repararam quao ridiculo essa explicacao e? Como e que eles chegaram a Metinaro que e um passo de Dili? Como e que os mandaram de volta para casa (no ocidente )os cerca de 11,000? Voltaram a pe?

As vossas mentiras ja ninguem acredita nem sequer ha pachorra para aturar as contorcoes que fazem para explicar essas mentiras e para defendr o indefensivel.

Anónimo disse...

Anónimo das 12:28:32 AM: Afinal confirma que “isso” veio da boca do Xanana, mas bom seria que começasse a perguntar-se da veracidade das tolices que diz o Xanana (por ex. aquela da direcção da Fretilim ser ilegítima) ou das meias verdades (ainda ontem disse que o governo depende do PR).

O grupo de Railós como vocês o “venderam” não existe, o tal de esquadrão da morte para eliminar toda a gente e mais alguma. Desde o princípio foi o próprio Rogério Lobato que disse que esse Railós fora contratado para dar formação à PNTL por ter sido pisteiro na Resistência. E fui eu quem aqui colocou essa entrevista do Lobato ao Expresso e eram uns tantos anónimos quem desdenhava dessa explicação.

Quando ao Alfredo ele próprio se gabou dos seus “feitos”. E quanto às encenações hollywoodescas todos se lembram que afinal as tais imagens mais não eram que as encenações do “four corners” que eu também traduzi. Mas antes, já andavam por aqui a propagandear que essa era a “prova” dos massacres, afinal foi aquela pepineira completa! Quanto às manifestações quem avançou com números tontos foi a Lusa mas quando o Mari disse que eram à volta dos 15 mil mais ninguém piou. Piam agora confiantes na falta de lembrança de todos nós, mas se eram assim tão poucos, porquê a preocupação em os desvalorizar? Falam dos que gritaram “Viva Xanana” mas esquecem-se também dos que o apuparam e lhe exigiram responsabilidades e esquecem-se que esta manifestação era pró-Fretilin e pró-Alkatiri e não anti-ninguém como foram as do Tara, Salsinha e Railós. E que não houve transportes para todos, foi mais que verdade. Só por isso se compreende a fúria com a estação de televisão só por ter passado imagens da manifestação de Metinaro. Tivesse isso sido um desaire e não teriam tido a necessidade de perseguir os trabalhadores da televisão nem de a apedrejarem. É dos books. Como é dos books que estão extremamente preocupados porque já começaram a cair na real e já perceberam que o que conta para o ano são os votos e estes ganham-se no trabalho político, no esclarecimento, na simpatia que se conquista. E com esta golpaça que deram ficaram pior colocados do que estavam antes de a darem.

Anónimo disse...

Sabia que a Ana Pessoa (dama de ferro da fretilin) absteve-se da votacao do congresso da fretilin porque achava que o voto de sovaco no ar era anti-democratico? E ela tambem e jurista. Talvez ate sabia que era ilegal.

Anónimo disse...

Para a margarida em timor sao todos mentirosos menos o Alkatiri.

Os confrontos armados entre o Alfredo e os seus colegas das F-FDTL foram provas do massacrae? Voce deve estar a sofrer de deprivacao de sono.

E os 11,000 voltaram a pe para casa (centenas de kilometros) quando nao havia transportes para os levar a Dili que e uma saltada de Metinaro?
Foi o Mari que disse que poderia mobilizar facilmente 200,000 pessoas nao messa demonstracao de metinaroi mas tinha o dito muito antes.
Luolo disse depois que poderiam entrar em Dili 50-60,000 a qualquer momento.
Depois Jose Reis foi a ponta leste mobilizar manifestantes pro-Mari e disse que tinha 15,000 e acabaram so por entrar 4,000 em Dili. Disse o Jose Resi que tiveram de mandar os outros de volta por falta de transporte. Nao duvido que tenham se juntado 15,000 em metinaro mas nao entraram em Dili por outras razoes que de certeza nao poderia ter sido falta de transporte porque isso significaria que os tivessem mandado de volta para casa (centenas de kilometros) a pe.

Isso nao faz sentido. O que faz sentido, e de acordo com algumas alegacoes, foi que muitos descobriram que tinham sido manipulados quando chegaram a Metinaro e que apos descobrirem que iriam manifestar-se contra Xanana Gusmao decidiram voltar por decisao propria. Isso sim faz sentido.

Agora virem dizer que nao podiam entrar em Dili (20 a 30 klm de Metinaro) por falta de transporte e que teriam que voltar para Baucau e Lospalos (centenas de kilometros) a pergunta e : Como e que chegaram a Metinaro e como e que voltaram para casa? A pe? Ou foram de transporte? Cheira a gato nao e? Mas a margarida acredita nessas mentiras porque nem conhece timor e nao faz a minima ideia das distancias a serem percorridas. E se conhece timor essa sua lealdade cega a Mari tambem cheira a gato.

Nao ha mesmo pachorra para aturar tanta lealdade cega ao Alkatiri.

Anónimo disse...

EXPLIQUE-SE MARGARIDA. os 11,000 apoiantes de Mari Alkatiri voltaram para casa a PE?

Anónimo disse...

MAJOR......TARA VOCE SO FALA......NUNCA MAIS CONTRIBUI PARA A PAZ DE TIMOR.............VOCES SAO AMIGO DO XANANA TRAIDOR.......TUDO MUNDO SABE!!!!!!!

Anónimo disse...

Traidores foram aqueles que distribuiram armas a civis sendo eles minitros do executivo. Trairam o povo e gozaram do sofrimento do povo durante os 24 anos de luta pela independencia. Trairam a democracia porque estavam sedentos por perpetuar o seu poder a todo o custo.

Nem posso dizer que fiquei surpreso porque ja davam sinal disso muito de alguem sonhar que iria haver uma tamanha crise.
" A fretilin e como uma ribeira. No tempo da chuva esta quieta mas quando chove leva os paus, pedras, animais para dar de comer os crocodilos no mar" Mari Alkatiri. Ja se esqueceram?

Ou nas eleicoes de 2001 "Quando a fretilin ganhar vai fazer uma limpeza" Mari Alkatiri. Ja se esqueceram?

ou mesmo nas ultimas autarquicas "Se a fretilin perder vai jorrar sangue" Mari Alkatiri. Ja se esqueceram?

Anónimo disse...

Eh pa, cuidado com o Homem bai boltar a Prime Minister e bai matar todos os timorenses e so ficar com os Maputas.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.