Blog Timor Lorosae Nação
Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2008
LU OLO E ALKATIRI EM CONFERÊNCIA NO HOTEL TIMOR
FRETILIN VAI DENUNCIAR DEGRADAÇÃO DO ESTADO DE DIREITO
A Fretilin anunciou ontem a realização de uma conferência de imprensa que ocorrerá esta manhã, às 10 horas, no Hotel Timor, em Dili, e que, segundo conseguimos apurar, irá reflectir as apreensões daquele partido político em relação “à degradação do estado de direito" timorense, substantivamente comprovado pelos últimos acontecimentos relacionados com declarações do foragido Alfredo Reinado, assim como “um último caso que terá a ver com a “crise” dos médicos cubanos”, que profusamente a Lusa tem divulgado e a que o presidente Ramos Horta já se referiu durante a sua estada em Itália..
O convite foi feito a todos os órgãos de comunicação social em Timor-Leste, referindo que na conferência de imprensa vão estar presentes Lu Olo, presidente da Fretilin, e Mari Alkatiri, secretário-geral.
quinta-feira, janeiro 24, 2008
LU OLO E ALKATIRI EM CONFERÊNCIA NO HOTEL TIMOR
Por
Malai Azul 2
à(s)
04:56
3
comentários
LU OLO E ALKATIRI EM CONFERÊNCIA NO HOTEL TIMOR
Blog Timor Lorosae Nação
Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2008
LU OLO E ALKATIRI EM CONFERÊNCIA NO HOTEL TIMOR
FRETILIN VAI DENUNCIAR DEGRADAÇÃO DO ESTADO DE DIREITO
A Fretilin anunciou ontem a realização de uma conferência de imprensa que ocorrerá esta manhã, às 10 horas, no Hotel Timor, em Dili, e que, segundo conseguimos apurar, irá reflectir as apreensões daquele partido político em relação “à degradação do estado de direito" timorense, substantivamente comprovado pelos últimos acontecimentos relacionados com declarações do foragido Alfredo Reinado, assim como “um último caso que terá a ver com a “crise” dos médicos cubanos”, que profusamente a Lusa tem divulgado e a que o presidente Ramos Horta já se referiu durante a sua estada em Itália..
O convite foi feito a todos os órgãos de comunicação social em Timor-Leste, referindo que na conferência de imprensa vão estar presentes Lu Olo, presidente da Fretilin, e Mari Alkatiri, secretário-geral.
Por
Malai Azul 2
à(s)
04:56
0
comentários
A ANEDOTA DO ANO...
H Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "Reinado refuses to face murder charges":
Ramos Horta [...] set May this year as a deadline to resolve issues with Reinado.
He said the deadline was not definitive.
Ramos Horta recentemente marcou Maio deste ano como a data limite para resolver as questões com Reinado.
Disse que a data limite não era definitiva.
Janeiro 23, 2008
AAP
HA HA HA...
Por
Malai Azul 2
à(s)
04:54
2
comentários
Nova geração de escritores quer pôr de lado «mistificações» em relação ao passado
Lusa/SOL
23 Janeiro 2008
Literatura Lusófona
A nova geração de escritores do espaço lusófono, em que se incluem Paulo Bandeira Faria, Joaquim Arena ou Luís Cardoso, afirma-se disposta a pôr de lado as «mistificações» e as «mágoas» e «juízos» históricos, ainda hoje instaladas no campo literário.
«A geração do [escritor moçambicano Luís Carlos] Patraquim queimou tudo naquela fornalha da revolução [pós-independência] e não deixou nada para nós» afirmou hoje o jovem escritor luso-cabo-verdiano Joaquim Arena, um dos oradores convidados para o colóquio Para Além da Mágoa: Novos Diálogos Pós-Coloniais, na Casa Fernando Pessoa em Lisboa.
Autor de A Verdade de Chindo Luz, romance publicado pela editora Oficina do Livro que é considerado o único recente sobre a vivência das comunidades dos países africanos lusófonos em Portugal, Arena afirma-se mais interessado em continuar a explorar «a questão do desenraizamento», rejeitando a existência de «uma consciência traumática» na relação entre ex-colonizador e Cabo Verde.
«Em Cabo Verde, ainda hoje há uma ligação profunda a Portugal, principalmente no interior. Tenho a certeza de que se tivesse havido um referendo sobre a independência, hoje Cabo Verde ainda seria Portugal, como Martinica é francesa», afirmou hoje Arena.
Esta ligação, juntamente com a antiga e numerosa presença da comunidade cabo-verdiana em Portugal, será uma das razões porque o primeiro livro recente sobre comunidades africanas seja assinado por um escritor com origens em Cabo Verde, e não em Angola ou Moçambique.
«Sou um filho dessa comunidade [cabo-verdiana em Lisboa, nos anos 60 e 70], mas apesar de nascido em Cabo Verde toda a minha cultura é portuguesa, por isso senti que estava apto a escrever», disse Arena.
Para Joaquim Arena, «o Romance ainda pode ser a janela de entrada para as comunidades», onde há diferentes «filões literários» a explorar, como o do universo dos retornados, já abordado em A Verdade de Chindo Luz, e também o dos jovens descendentes de africanos, que nos bairros sociais de periferia das grandes cidades «não se sentem portugueses nem cabo-verdianos».
Para Paulo Bandeira Faria, autor de As Sete Estradinhas de Catete (Quidnovi), África «não é mágoa», nem «exotismo ou saudosismo» mas apenas um conjunto de circunstâncias para alguém que passou parte da infância em Angola.
«Escrevi um livro sobre um triângulo amoroso, não sobre África, e a única razão porque coloquei a acção em África foi porque me pareceu interessante fazer o paralelismo entre o ruir de uma família e o ruir de um império. Não me sinto culpado de nada, tive uma passagem por África até bastante divertida», afirmou o escritor.
A este comentário, Margarida Paredes, investigadora do Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Letras, respondeu na assistência, confessando sentir dificuldades em lidar com o passado colonial, particularmente em relação à escravatura, algo que os três oradores afirmaram não partilhar.
«Interessa-me abordar a temática que escolho sem fazer julgamentos de valores. Não olhar para trás, mas para a frente, denunciando preconceitos e coisas que me irritam, como o racismo», retorquiu Bandeira Faria.
«Os africanos que querem ter uma opinião sobre a matéria devem erradicar a escravatura que ainda existe em África. São inteligentes e maiores de idade. Devem viver e desenvolver a sua história. A mim interessam-me mais questões da actualidade. Interessa-me mais perceber porque é que há escravatura na Costa do Marfim, por exemplo», adiantou.
Para o escritor timorense Luís Cardoso, a questão da «culpa» é frequentemente «uma forma de políticos que estão à frente dos seus respectivos países se descartarem das suas responsabilidades e das suas impotências».
«É fácil [em Timor-Leste] dizer que a culpa é dos portugueses ou dos indonésios, atribuir as situações a um passado longínquo, em vez de as resolvermos», afirmou o autor do recente Requiem para o Navegador Solitário, publicado pela Dom Quixote.
Cardoso confessou-se ainda incomodado com «as mistificações» existentes em Portugal sobre o «maravilhoso» de Timor-Leste, que tornam «difícil» discutir as questões do país asiático.
«Não me sinto depositário do afecto que têm por Timor. Toda a minha escrita é uma outra coisa. Tento fazer desmistificação de tudo isso», afirmou Cardoso.
Livia Apa, professora universitária italiana convidada para moderar o debate na Casa Fernando Pessoa, evocou o romance Equador de Miguel Sousa Tavares como exemplo de uma «grande tentativa de reconciliação com a História e redenção pós-colonial com o passado», sintomático de um período em que no campo literário «se tenta criar uma ideia moderna de Portugalidade», depois do «trauma» das independências.
Esta tendência literária, afirmou, é «importante para a reflexão do Portugal contemporâneo», que, segundo afirmava Eduardo Lourenço, perdeu com a descolonização «o âmago do seu âmago».
Por
Malai Azul 2
à(s)
04:48
1 comentários
Maioria das doenças pode ser tratada
Correio da Manhã
2008-01-22 - 13:25:00
Dez milhões de crianças morrem anualmente
Cerca de 26 mil crianças morrem todos os dias no mundo
Cerca de 9,7 milhões de crianças morrem todos os anos antes do quinto ano de vida devido a doenças como a pneumonia ou a malária, alerta esta terça-feira a UNICEF, na apresentação do relatório “A Siutação Mundial da Infância 2008: A Sobrevivência Infantil”, em Genebra, Suíça.
A cada dia, 26 mil crianças morrem devido a doenças, a maioria das quais evitável, através da sua prevenção. África, Ásia do Sul e o Médio Oriente são as zonas onde a taxa de mortalidade infantil é mais elevada, com dois terços do total de crianças mortas.
De acordo com o relatório da UNICEF, na região africana do Sub-Sahara, uma em cada seis crianças tem a possibilidade de sobreviver além dos cinco anos de vida. Apenas Cabo Verde, Eritreia e nas Seichelles devem atingir em 2015 a meta de sobrevivência de crianças, apontada pela UNICEF, reduzindo a mortalidade infantil para metade.
A UNICEF destaca a importância de promover tratamentos de prevenção, nomeadamente em doenças como a pneumonia, diarreia, malária, mal-nutrição e HIV, que poderiam ser desenvolvidos através de vacinação. Água imprópria para consumo e sistemas sanitários deficientes são as principais causas apontadas para a propagação deste tipo de doenças.
A organização mundial salienta ainda o desenvolvimento de sistemas nacionais de saúde que “podem salvar a vida” de muitas crianças. De acordo com o relatório, “Um factor comum no número de mortes de crianças é a saúde das mães, das quais mais de 500 mil morrem anualmente devido a complicações associadas à gravidez ou parto”.
A UNICEF aponta com exemplos os casos de Timor-Leste, Nepal, Haiti e Etiópia que conseguiram reduzir a taxa de mortalidade infantil, apesar dos seus níveis de pobreza.
Por
Malai Azul 2
à(s)
04:48
1 comentários
Timor-Leste/Cuba: "Não estou a gostar nada das brincadeiras dos nossos amigos americanos", diz Ramos-Horta
Lisboa, 22 Jan (Lusa) - O Presidente timorense afirmou hoje que não está nada satisfeito com a política dos Estados Unidos em relação a Cuba, "ditada", no seu entender, "pelo eleitorado cubano na Flórida".
Em declarações à Agência Lusa, José Ramos-Horta comentava o recente episódio ocorrido em Timor-Leste, em que quatro médicos cubanos pediram asilo político aos Estados Unidos, alegando que a "brigada sanitária" em que estão inseridos reproduz no país o controlo e repressão do regime de Havana.
Os médicos, que há três meses vivem escondidos em locais diferentes em Díli, acusam a sua embaixada de gerir a "exportação da tirania" de Cuba para Timor-Leste.
"Não acredito nada nesta história de asilo político. Com toda a franqueza, pessoalmente, não acredito nada no argumento do pedido de asilo", frisou o Presidente timorense a partir de Milão (Itália), depois de contactado pela Lusa via telefone.
"Há uma lei, passada pelo Congresso (norte-americano) que garante a qualquer médico cubano, quer esteja em Cuba ou noutro país a trabalhar, que se quiser ir para os EUA sem tratamento especial é automaticamente aceite", acrescentou.
No seu entender, torna-se, assim, "natural" que, havendo um país, como Cuba, onde os médicos "ganham pouco", se surgirem os EUA a "oferecer privilégios de médico", tal "incentive e encoraje qualquer um".
"Não estou a gostar nada dessa brincadeira dos nossos amigos americanos", afirmou Ramos-Horta, para quem a política norte-americana em relação a Cuba "é absurda" e "ditada pelo eleitorado cubano na Flórida".
"Andam a aproveitar-se de um país pobre, como Cuba, que ajuda imenso países pobres da América Latina e Timor-Leste, com centenas de médicos, tudo a expensas deles. E vêm os americanos, por trás, a acenar dólares para tentar fazer fugir médicos cubanos.
Não tem nada a ver com política, é sim oportunidade económica. Não tem nada a ver com o regime em Cuba", salientou.
Ramos-Horta, que pensa deslocar-se a Washington em Abril próximo, a convite de "amigos senadores e de (o cantor e compositor) Paul Simon", adiantou à Agência Lusa que, nessa altura, repetirá em solo norte-americano o que pensa sobre a política dos Estados Unidos sobre Cuba.
"Em Washington repetirei o que, para mim, constitui a política norte-americana em relação a Cuba, que é um absurdo e ditada pelo eleitorado cubano na Flórida", insistiu.
Segundo Ramos-Horta, a questão do pedido de asilo político "deixa, assim, de fazer sentido".
"(Os médicos cubanos) estão em Timor-Leste, que é um país democrático, livre e sem quaisquer problemas. Vieram com contrato e alguns deles até vão passar férias a Cuba.
Vão e voltam a Timor-Leste. Depois, alegadamente, pedem asilo político?", questionou.
Um contingente de quase 230 médicos, a que Havana dá o nome de brigada, está desde 2005 em Timor-Leste, constituindo o pilar do sistema de saúde do país.
Do quotidiano da brigada fazem parte sessões de autocrítica, fixadas em acta, avaliações ideológicas permanentes e uma reunião mensal do PCC em Lahane, na periferia da capital.
JSD/PRM.
Lusa/Fim
Por
Malai Azul 2
à(s)
04:37
1 comentários
O Yes, Mr. President...
H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem ""Last week, Commander of the Australian troops in ...":
O Sr. brigadeiro Hutcheson, apesar da dura, exigente e extenuante tarefa de comandar uma "brigada" em Timor-Leste, lá conseguiu arranjar uns minutinhos para dizer mais uma vez que não vai cumprir o mandado de captura de Reinado.
Começa a ser fastidioso ouvir sempre a mesma coisa e o Sr. brigadeiro começa a parecer um papagaio. Começo até a duvidar se ele conhece alguma outra frase para além dessa.
No entanto, e para que não restem dúvidas, é importante verificar que ele sublinha o facto de estar a cumprir ordens do "president". Ora como a Austrália não tem "president", este só pode ser Ramos Horta. Já percebo porque é que o "president" está sempre a pedir aos australianos que mantenham a tropa em Timor.
Como diz o outro, "Eu é que não sou parvo!". Ou "Homem prevenido vale por dois". Ou como dizem os anglófonos, "I'll scratch your back and you'll scratch mine"...
Mas a parte mais interessante do seu discurso são os bitaites que emite sobre o desempenho do Governo timorense e, sobretudo, quando diz que no seu entender Reinado não é uma ameaça para a segurança, antes um problema político.
É caso para dizer: penso, logo existo.
Mas quem é que lhe encomendou o sermão??
Por
Malai Azul 2
à(s)
04:35
1 comentários
Ahern to visit world's newest nation
2008 ireland.com
Last Updated: 23/01/2008 18:04
Minister for Foreign Affairs Dermot Ahern is expected to pay an official visit to the world's youngest nation, Timor Leste, next month.
The country, which was previously known as East Timor, won independence in 2002 after more than 400 years of occupation by Portugal and Indonesia.
Timor Leste will receive five million euro in Irish Aid funding this year. Foreign Affairs Department officials are still working on the detail of Mr Ahern's visit in mid-February.
The itinerary will be subject to local security assessments. Irish troops participated in UN peacekeeping operations in Timor Leste between 1999-2004.
Aid agency Concern has been working in the Asian state since 1999 mainly on education, malnutrition and rural development programmes.
Trocaire has also been supporting projects run by local NGOs in the country since 2000. The Government provided €4.6 million in aid to the country last year.
PA
Tradução:
Ahern vai visitar a mais nova nação do mundo
2008 ireland.com
Última actualização: 23/01/2008 18:04
O Ministro dos Negócios Estrangeiros vai visitar a mais nova nação do mundo, Timor-Leste, no próximo mês.
O país, antes conhecido como o leste de Timor ganhou a independêncua em 2002 depois de mais de 400 anos de ocupação por Portugal e Indonésia.
Timor-Leste receberá cinco milhões de euros em financiamentos da Irish Aid este ano. Funcionários do Departamento dos Negócios Estrangeiros estão ainda a trabalhar os detalhes da visita do Sr Ahern em meados de Fevereiro.
O itinerário estará sujeito a avaliação da segurança local. Tropas Irlandesas participaram nas operações de manutenção da paz da ONU em Timor-Leste entre 1999-2004.
A agência de ajuda Concern tem estado a trabalhar no Estado Asiático desde 1999 principalmente em programas de educação, má-nutrição e desenvolvimento rural.
A Trocaire tem também estado a apoiar projectos dirigidos por ONG's locais no país desde 2000. O Governo providenciou €4.6 milhões em ajuda para o país o ano passado.
PA
Por
Malai Azul 2
à(s)
04:32
1 comentários
Psst, Mr. Rudd...
H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "Conference to focus on rebuilding East Timor":
Será que vão também analisar o desrespeito do Governo pela separação de poderes, designadamente do poder judicial?
Por
Malai Azul 2
à(s)
04:28
0
comentários
NOJO GLOBAL
Blog DESPERTAR CONSCIÊNCIAS
23 Janeiro 2008
TIMOR E OS SALTEADORES DO PAÍS PERDIDO
Apesar de a nível nacional haver muito para abordar e opinar deparei-me com um facto que certamente acontece a muitos portugueses: estou enjoada e enojada da política nacional imposta por estes ditos socialistas, por estes políticos de salve-se “quem puder e eu sou um deles”, por este egoísmo nacional que nos é revelado por empresários e tecnocratas que viram a casaca logo que os compram para exercerem poderes, por mais ínfimos que esses poderes sejam. Mantém-se o “quem se lixa é o mexilhão”!
Exactamente por isso, por estar já tão enojada e dar por mim sem a possibilidade de honestamente poder referir alguma medida positiva, para nós, plebe, que os “mandantes” tomem, optei por abordar outros temas, noutras latitudes.
Aviso desde já que aquilo que vou abordar também é triste e certamente que enojará os que se dedicam a abordar o que agora me proponho fazer indelevelmente, mas acho que vale a pena.
Timor e os timorenses valem sempre a pena. Estão cá no nosso coração e isso viu-se há uns bons anos atrás.
Tenho andado em pesquisas, em consultas, descobrindo e lendo vários blogs sobre Timor-Leste – podem crer que há muitos – e considero que entendi algumas coisitas sobre o país e sobre aquilo que já se passou nos tempos imediatamente posteriores à independência, em 2002, e o que presentemente por lá se está a passar.
Preparem-se porque vem lá mais nojice. É que os nojentos existem por toda a parte do globo e estão associados em autênticos sindicatos mafiosos que dominam os mercados das drogas, do armamento, do petróleo, do gás natural, da prostituição, das fundações humanitárias, organizações não governamentais de “ajuda”, etc, etc, etc.
Meus amigos, esta coisa é do piorio.
Ora, aquilo que conclui sobre o tão massacrado Timor-Leste é que continua a ser massacrado, vilipendiado e que nas causas do prolongamento do massacre estão também, imagine-se, Xanana Gusmão e José Ramos Horta – esse, os tais galardoados com um Sakarov e um Nobel da Paz, respectivamente.
Como não gosto de iniciar uma jornada com ideias feitas li e vi de tudo, de todas as tendências político-partidárias e ideológicas, e considero que “bebi” de muitas fontes, arredando os escolhos que me poderia deturpar a perceptibilidade.
Vejamos.
Para começar e situar os que não sabem muito bem o que lá se passa, como eu não sabia, vamos saber:
Timor-Leste tinha um herói, Xanana, e um Nobel da Paz. Para além desses ainda tinha outras forças representadas pela Fretilin e a UDT. Horta e Xanana foram da Fretilin mas demitiram-se e assumiram posições presumivelmente aglutinadoras e obreiras dos consensos timorenses.
Afirmei presumivelmente porque nada disso foi o que aconteceu nem é o que está a acontecer. Já lá vamos.
Mari Alkatiri sempre foi, desde a morte de Nicolau Lobato – abatido na luta contra os indonésios – a figura dirigente da Fretilin. Ainda hoje é. A Fretilin sempre foi o partido mais votado e das preferências dos timorenses. Ainda hoje é.
João Carrascalão e Mário Carrascalão, irmãos, eram da UDT. Actualmente Mário Carrascalão é dirigente do PSD de Timor e figura muito controversa pelas suas técnicas de “golpes de rins” – lembrem-se que durante a ocupação indonésia foi Governador de Suharto para aquela “província indonésia” ocupada.
João Carrascalão continua como dirigente da UDT, partido pouco representativo, como provaram as últimas eleições.
Após a independência emergiram outros partidos políticos, imensos, dos quais o mais representativo é o PD, Partido Democrático, dirigido por um indivíduo chamado Fernando Araújo, a que chamam também Lasama de Araújo, sendo actualmente o presidente do Parlamento timorense.
Ora o que aqui mais interessa para o caso, sem estar a arrastar demasiado a prosa mas procurando rememorar a história recente de Timor o melhor possível, é o que se tem passado para que concluamos que Ramos Horta e Xanana Gusmão estejam a comportar-se de modo antagónico ao que propalavam e todo o mundo esperava deles.
Pois. Pelas provas concludentes que cada vez mais surgem Xanana Gusmão foi a mente perversa de um golpe de estado que derrubou um governo legítimo, em 2006, quando ainda era presidente da República. A intenção foi catapultar-se para os poderes de decisão derrubando Mari Alkatiri e a Fretilin, que tinha sido o partido político mais votado e possuía uma ampla maioria. Eleições de 2002, salvo erro.
Xanana não derrubou e feriu a democracia por acaso mas sim pela sua constatação de que um PR não tem os poderes que ele, por via da sua ignorância, imaginava. O homem sentiu-se um bibelô.
Não esqueçamos que é casado com uma australiana – pelo que se lê, suspeita de estar ao serviço de interesses petrolíferos do seu país – mantendo relações de amizade com nacionais daquele país que podem ter influenciado a drástica decisão de encabeçar um golpe de estado para derrubar um governo que estava a proteger os legítimos interesses timorenses no Mar de Timor em prejuízo dos interesses australianos e norte-americanos.
É sempre a mesma coisa. Onde há petróleo… os traidores enriquecem, roubam, e os povos sobrevivem nas piores misérias.
Não se trata de aqui desnudar e debater se o governo então vigente, da Fretilin, estava ou não governando convenientemente em todos os sectores da governação, mas mesmo que não estivesse não deve ser com um golpe de estado que se derruba um governo, é com eleições.
Muito menos quando o golpe de estado é protagonizado por um Chefe de Estado cobardemente oculto por detrás dos que com ele colaboraram e deram a cara, incluindo a Igreja timorenses, os seus padres e Bispos, o embaixador dos EUA, militares, elementos das antigas e assassinas milícias indonésias, etc.
Vergonha é o que Xanana Gusmão deve ter sempre que se olhar ao espelho.
Quanto a Ramos Horta, pelo que se percebe, é um incondicional adulador de padres e Bispos.
Não é religioso mas sim um doentio beato. Sabemos que todos os beatos são extremamente interesseiros e hipócritas, para não por mais na escrita. Os portugueses que o digam por experiência antes e depois de 25 de Abril de 1974. Aliás, os procedimentos da igreja católica vaticana estão cada vez mais retrógrados e virados para os bens terrenos. Em vez o estarem para a mensagem de Deus e procedimentos concordantes com essa mensagem. Olhemos o Papa e o Vaticano assim como o poderio que representam e tudo se torna muito mais claro.
Para resumir sobre este Nobel da Paz, Horta, verdade foi que após o golpe de estado foi nomeado primeiro-ministro, cargo que suspendeu passado algum tempo para se candidatar para a Presidência da República. Eleições que disputou com um candidato da Fretilin mas que venceu por ter o apoio da igreja timorense, descaradamente, de Xanana Gusmão, que ainda era PR e dos sectores mais retrógrados de uma elite timorenses putrefacta - apátrida a não ser pelo cifrão.
Vencidas as eleições e Horta presidente, dança Xanana para um partido político que formou, o CNRT, candidatando-se às eleições legislativas que se realizaram pouco tempo depois das presidenciais.
Nessas eleições, pasmemos, o partido mais votado voltou a ser a Fretilin, com quase 30 por cento dos votos…
Mas, voltemos a pasmar-nos, não foi a Fretilin o partido indigitado para indicar o primeiro-ministro e propor governo. Nada disso. Isso é que era bom. Então e porque é que fizeram o golpe de estado? Para voltar tudo ao mesmo? E o petróleo? Os dólares? Os amigos estrangeiros?
Lá têm os timorenses de suportar mais uns salteadores de um país perdido.
Xanana Gusmão é actualmente o primeiro-ministro de Timor-Leste, foi a ele, do CNRT, que Ramos Horta escolheu para ser primeiro-ministro. Isto depois de umas quantas “arquitecturas” de Cínico Horta.
Pois é, mas o escrito vai longo e eu tenho de deixar estas conclusões para próxima oportunidade.
Desculpem por isso ou, então, desculpem por estar para aqui a escrever que me desunho e afinal todos sabem isto e ninguém me explicava.
Olhem, desculpem qualquer coisinha. Se acharem por bem que não vale a pena escrever uma segunda parte sobre o tema façam o favor de avisar. Escrever para o boneco é que não, muito menos se vos estou a enfadar.
Sabem, vou ver o que a Paula Pereira tem de novo nas suas belas-artes. Nos seus lindos trabalhos, que connosco partilha no Decoração & Arte.
Vão lá também… e avisem se vos estou a aborrecer com esta história sobre Timor, é que sempre gostava de saber se entendi ou não as confusões que por lá têm existido.
Até à próxima…. Se calhar… sobre Timor. Gostava de acabar as minhas conclusões para ver se percebo este nojo global.
Postado por Susana Charrua
Por
Malai Azul 2
à(s)
04:21
3
comentários
GNR de partida para Timor-Leste
SIC
22-01-2008 16:18 Última actualização: 23-01-2008 12:07
Quinto contingente inclui mulheres pela primeira vez
Na próxima semana partem para Díli 140 militares da GNR. O 5º contingente do sub-agrupamento Bravo é o primeiro a incluir mulheres na missão em Timor-Leste.
Raquel Loureiro
Jornalista
Os 140 militares do 5º contingente do sub-agrupamento Bravo da GNR estão prontos para seguir para Timor-Leste. Partem com o objectivo de ajudar na restauração da paz e ordem pública em território timorense.
Do grupo fazem parte seis militares do sexo feminino. É a primeira vez que um contingente em missão em Timor inclui mulheres. Tal não acontecera antes por não haver condições de alojamento.
A missão portuguesa tem sido elogiada em Timor-Leste. O Presidente Ramos-Horta defende mesmo que a GNR é modelo de referência para a polícia timorense.
O contingente parte para o território no próximo dia 29, em substituição dos 142 militares da GNR que se encontram em Díli.
BENVINDOS, BRAVOS E BRAVAS!!!
Por
Malai Azul 2
à(s)
04:18
0
comentários
Só o Bispo de Baucau não quer ver?...
H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "UNMIT – MEDIA MONITORING - Wednesday, 23 January 2...":
"Afonso de Jesus said that the people in thirteen districts around the country are living in calm"
Por isso é que o país está a ser ocupado gradualmente pela tropa australiana...
Por
Malai Azul 2
à(s)
04:13
0
comentários
Helloooo?...
H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "UNMIT – MEDIA MONITORING - Wednesday, 23 January 2...":
"Bishop Basilio Nascimento from Baucau Diocese said that he is surprised with the presence of the International Security Forces (ISF) who are walking around Baucau district."
"O bispo Basilio Nascimento da Diocese de Baucau disse que estava surpreendido com a presença das Forças Internacionais de Segurança (ISF) que andam à volta do distrito de Baucau."
E ainda vai ficar mais surpreendido. Isto é só o começo. E chama-se OCUPAÇÃO ESTRANGEIRA.
"I don’t know who decided this"
"Não sei quem decidiu isto"
Eu sei. Não foi o próprio Hutcheson que afirmou só receber ordens do "president"?
Por
Malai Azul 2
à(s)
04:02
2
comentários
LUSA dorme?
Margarida deixou um novo comentário na sua mensagem "E Reinado que denunciou o PM Xanana Gusmão não é n...":
A Lusa a dormir? Não, anda até muito atarefada na cruzada ideológica da Embaixada dos USA em Díli. E por isso não teve tempo sequer de fazer um textozinho - nem um para amostra! - sobre as acusações que há mais de um mês o Alfredo fez de o Xanana ser o autor não apenas da violência de 2006 como até da petição. O coitado do jornalista nem deve ter tido tempo ainda para ver o tal vídeo que toda a gente viu e que Portugal - pela sua imprensa - nem sabe que existe.
Por
Malai Azul 2
à(s)
03:56
1 comentários
quarta-feira, janeiro 23, 2008
Timor: Médicos cubanos indignados com declarações Ramos-Horta
Diário Digital / Lusa
23-01-2008 13:00:00
Os quatro médicos cubanos à espera de fugir de Timor-Leste para os Estados Unidos reagiram hoje com indignação às declarações do presidente timorense, que terça-feira classificou o caso de mera «oportunidade económica».
«José Ramos-Horta devia preocupar-se por um partido estrangeiro controlar, funcionar e dirigir dentro do seu próprio país o sistema de saúde, como está acontecendo», afirmou o médico Alexis Oriol Rodriguez à Agência Lusa em Díli.
«Isto é uma chantagem política e não deveria ser permitida por um governo de nenhum país que se autoproclame livre, independente ou democrático», acrescentou o médico.
Quatro dos 227 cooperantes da brigada sanitária cubana em Timor-Leste não querem voltar a Cuba.
Os médicos, entrevistados pela Lusa, acusam Havana de «exportar a tirania» através do controlo rigoroso do Partido Comunista Cubano (PCC) sobre cada um dos cooperantes em Timor-Leste.
Os quatro médicos, sem passaporte, vivem escondidos em Díli há cerca de três meses, aguardando que o Governo timorense os deixe sair do país.
«Há uma lei, passada pelo Congresso (norte-americano) que garante a qualquer médico cubano, quer esteja em Cuba ou noutro país a trabalhar, que se quiser ir para os EUA sem tratamento especial é automaticamente aceite», declarou José Ramos-Horta à Lusa comentando o caso.
Para o chefe de Estado timorense, torna-se, por isso, «natural» que, havendo um país, como Cuba, onde os médicos «ganham pouco», se surgirem os Estados Unidos a «oferecer privilégios de médico», tal «incentive e encoraje qualquer um».
«Se assim é, então alguém nos explique por que estamos ainda aqui», declarou hoje à Lusa a médica Irina Valdés Pérez.
«Já cumprimos o contrato de 2 anos de missão em Timor-Leste. Não devemos nada nem a Timor nem a Cuba. Só pedimos que respeitem a liberdade de movimentos de cada um de nós», acrescentou a médica.
Irina Valdés Pérez, o seu marido Raidén López Carrillo e Miriela Llanes Martínez já obtiveram da embaixada dos Estados Unidos em Díli o visto de entrada e os documentos que lhes permitem viajar até à América, «mesmo sem passaporte».
Quanto a Alexis Oriol Rodriguez, ainda não obteve o visto norte-americano.
Sobre as declarações de José Ramos-Horta, Raidén López Carrillo interroga-se «sobre a noção de direitos humanos do Presidente da República, que é também Prémio Nobel da Paz».
«Em Cuba tudo é político», sublinhou Irina Valdés Pérez sobre os motivos «económicos» da sua fuga para os Estados Unidos, país onde os quatro médicos ouvidos pela Lusa têm família.
«Esse é o tipo de argumento repetido pela Embaixada de Cuba», acrescentou a médica.
«O Governo de Cuba, na figura do seu embaixador em Timor-Leste, e o que é pior, agora na do senhor Ramos-Horta (sic), tenta esconder ao mundo o desacordo e a reprovação que muitos cubanos sentem por viver num país onde não existe liberdade, democracia nem direitos humanos, ao chamar de 'económicos'» os motivos dos quatro médicos, afirmou Alexis Oriol Rodriguez.
As declarações do chefe de Estado timorense, conclui o médico numa declaração escrita à Lusa, deixaram-lhe «repugnância e a mais profunda pena».
A Lusa tentou, sem sucesso, nos últimos dois dias, esclarecer junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense qual a situação dos médicos cubanos e a razão por que não saíram do país.
Um responsável da embaixada dos Estados Unidos em Díli, contactado a propósito do mesmo caso, remeteu para quinta-feira «uma resposta oficial» do Departamento de Estado.
A mesma fonte explicou à Lusa, no entanto, que os três médicos cubanos autorizados a entrar nos Estados Unidos «não são asilados políticos» e que a sua documentação de viagem foi concedida ao abrigo de um programa especial.
Quanto ao embaixador de Cuba em Díli, Ramón Hernández Vásquez, membro do Comité Central do PCC, afirmou terça-feira à Lusa que «tudo o que havia a dizer« sobre o caso já foi dito.
Para o diplomata cubano, a situação dos médicos que pretendem fugir para os Estados Unidos é «apenas um caso de emigração económica».
Por
Malai Azul 2
à(s)
20:21
1 comentários
SHAME ON YOU, MR. RUDD!
"Last week, Commander of the Australian troops in East Timor Brigadier John Hutcheson said he would follow the orders of the state and the president, and would not execute the arrest warrant.
"The government is doing a very good job in dealing with Major Alfredo Reinado. He is not, in my mind, a security threat and it is a political issue to be resolved," Hutcheson said."
(AAP)
TRADUÇÃO:
"Na semana passada, o Comandante das tropas Australianas em Timor-Leste Brigadeiro John Hutcheson disse que seguiria as ordens do Estado e do presidente, e que não executaria o mandato de prisão.
"O governo está a fazer um muito bom trabalho a lidar com o Major Alfredo Reinado. Ele não é, na minha mente, uma ameaça de segurança e isso é uma questão política para ser resolvida," disse Hutcheson."
Respeita só as ordens do "Estado e do Presidente"? Ou as ordens ilegais do Presidente?!
O Estado não é o Presidente. Ou para o chefe das tropas australianas e para Ramos-Horta, "O Estado sou EU"?
Os tribunais são soberanos e os mandados para cumprir.
O comandante militar estrangeiro ignora a atribuição de poderes dos órgãos de soberania definidos pela Constituição, desrespeitando assustadoramente o Estado democrático.
E ainda vem dizer que o Governo está a fazer um bom trabalho? Depois de Reinado acusar o Primeiro-Ministro de ser o culpado da crise e reafirmar que não se entrega?
SHAME ON YOU, MR. RUDD!
Por
Malai Azul 2
à(s)
20:12
3
comentários
Dos leitores
Maubere deixou um novo comentário na sua mensagem "Ana Gomes, também em silêncio?...":
Amigo H. Correia, porque era, e e será a eurodeputada Ana Gomes estando completamente alheia aos bicudos problemas de Timor Leste?
Porque ela apresenta-nos um rosto de duas facetas com dois pesos e duas medidas. Ela papagueia nos areópagos internacionais e europeus sobre a sua hipocrisia no que refere a democracia, liberdade, justiça e paz, porem tudo o que ela propala aos quatro ventos eram e continuam sendo meros parlapies com demagogia politica simplesmente para fazer agradar os masochistas despóticos, mitos e deuses intocáveis da liderança da RDTL, os chamados seus risonhos amorezinhos e favoritos Xanana e Horta.
Ana Gomes tanto como os jornalistas da agencia Lusa como as autoridades portuguesas são todos compadrios dos despóticos liderzecos Xanana e Horta, apesar de serem socialistas que gritam histericamente nos fóruns parlamentares governamentais de Bruxelas, Estrasburgo e São Bento sobre a democracia, a liberdade, os direitos humanos e cívicos de cada cidadão humano no mundo, porem tudo isso eram apenas uma mera parlapie que esta encobrindo a realidade dos factos e só servem melhor os interesses dos despóticos e tiranos políticos do que na realidade servem os interesses dos povos oprimidos e explorados do mundo e em particular de Timor Leste sob os grilhões dos malditos ditadores Horta e Xanana.
O Povo Maubere não perdoara as facínoras políticas dos masoquistas ditadores Xanana e Horta e seus compadrios espalhados pelo mundo fora e em particular os desgraçados filhos dos Povo irmão Português que são cúmplices do Xanana e Horta e que procuram prevalecer os seus domínios de exploração do homem pelo homem sobre o dorso do pobre e débil Povo Maubere neste recanto do mundo.
Maubere e a voz dos pobres e oprimidos do Povo mil vezes martirizado de Timor Leste.
Nas montanhas de Timor Leste, aos 23 dias do mês de Janeiro do ano de 2008.
Por
Malai Azul 2
à(s)
20:09
0
comentários
UNMIT – MEDIA MONITORING - Wednesday, 23 January 2008
"UNMIT assumes no responsibility for the accuracy of the articles or for the accuracy of their translations. The selection of the articles and their content do not indicate support or endorsement by UNMIT express or implied whatsoever. UNMIT shall not be responsible for any conseque6nce resulting from the publication of, or from the reliance on, such articles and translations."
National Media Reports
TVTL news coverage
Alfredo not to appear at his second court hearing: Former Military Police Commander Major Alfredo Reinado said that he will not appear at his second court hearing in Dili District Court as he is preparing himself for dialogue with the government.
Alfredo’s lawyer, Benevides Barros said that his client, Reinado does not mean to not respect the court's decision, but he is preparing to have dialog with the Government in a short space of time.
RTL news coverage
* * *
SRSG Atul Khare visits UN project in Oecusse
Special Representative of the Secretary-General (SRSG) for Timor-Leste Atul Khare on Tuesday (22/1) held an official visit to Oecusse district to see the activities of various development projects, such as water sanitation, hospitals and schools funded by WFP, UNDP, UNICEF, and UNOPS.
“I came here to see the activities of development projects in Oecusse
“The programs of UNMIT, UN agencies, and local and international NGOs are always getting a positive response from the community since they are involved in the projects,” said the SRSG Khare.
SRSG Atul Khare also met with the local leaders to get their opinions about the work of the UN agencies in Oecusse. (STL)
Alfredo, petitioners and the government: commit to have dialogue
The State Secretary for Defence Julio Thomas Pinto said that Alfredo Reinado, the petitioners and the government have committed to continue the dialogue process.
As the state decided previously, the only way to solve Alfredo and the petitioners’ problems is through dialogue. (STL and DN)
Alfredo’s allegation: opposition pressuring Xanana to present to the NP
The opposition parties in the National Parliament (NP), PPT and KOTA, are pressuring Prime Minister (PM) Xanana Gusmão to present on the allegations of Alfredo Reinado that Xanana is the ‘intellectual’ author of the 2006 crisis.
“As the PM of Timor-Leste, Xanana Gusmão has to tell all people about the accusation by Alfredo Reinado which said that he is the ‘intellectual’ author of the 2006 crisis,” said Manuel Tilman in his political declaration on Tuesday (22/1) in the NP, Dili.
Furthermore, Adriano Nascimento from the Democratic Party (PD) asked PM Xanana to reveal the actions of the Task Force for the cases of Reinado and the petitioners. (STL and DN)
Bishop Basilio is surprised by the presence of the ISF in Baucau
Bishop Basilio Nascimento from Baucau Diocese said that he is surprised with the presence of the International Security Forces (ISF) who are walking around Baucau district.
“I am surprised when in see soldiers walking around. There was no helicopter in Baucau when the nation was in crisis. Now all is calm, there are Australian helicopters flying around us.
I get no explanation from the government, political parties or the NP why there are Australian soldiers all around in the country. Previously, they were only in Dili. I don’t know who decided this,” said Bishop Basilio on Friday (18/1) in Baucau. (TP)
NP to look into possibility of calling Xanana
The Vice President of the NP Vicente Guterres declared that the NP will look into the possibility of calling on current PM Xanana Gusmão to respond to opposition pressures related to the accusations made against him by Alfredo Reinado’s.
“We’ll find time to discuss with parties’ leaders in the NP whether we can invite PM Xanana Gusmão to come to the NP or not,” said Vice President NP Guterres in the NP, Dili.
NP member from Democratic Party (PD), Adriano Nascimento, also said that PM Xanana should give a political statement to the public to avoid confusion amongst the people (TP, TVTL and DN)
Afonso de Jesus: people in districts are calm
The Commander-Designate of the National Police of Timor-Leste (PNTL) Afonso de Jesus said that the people in thirteen districts around the country are living in calm thanks to the security situation which is guaranteed by the United Nations Police (UNPol), PNTL and the community of Timor-Leste.
Commander Afonso de Jesus said that the security situation has been calm thanks to the cooperation of the community with the PNTL in the New Year. (DN)
US: rejects providing uniform to Alfredo
The Ambassador of the United States of America in Timor-Leste Hans Klemm rejected the rumour that the recent US Ambassador in Timor-Leste was providing military uniforms to Alfredo Reinado and his group.
“The uniform might be the same as the uniform worn by the US military, especially the marine corps, but this is just a coincidence,” said Ambassador Hans on Tuesday (22/1) in a press conference in Farol, Dili.
Ambassador Hans asked the media to show a strong commitment to the truth and report responsibly. (DN)
Tradução:
UNMIT – MONITORIZAÇÃO DOS MEDIA – Quarta-feira, 23 Janeiro 2008
"A UNMIT não assume nenhuma responsabilidade pela correcção dos artigos ou pela correcção das traduções. A selecção dos artigos e o conteúdo deles não indicam apoio ou endosso pela UNMIT expresso ou implícito. A UNMIT não sera responsável por qualquer consequência que resulte da publicação de, ou pela confiança em tais artigos e traduções."
Relatos dos Media Nacionais
TVTL cobertura de notícias
Alfredo não vai comparecer na segunda audiência do tribunal: O antigo Comandante da Polícia Militar Major Alfredo Reinado disse que não vai comparecer na segunda audiência no tribunal no Tribunal do Distrito de Dili porque se está a preparar para o diálogo com o governo.
O advogado de Alfredo, Benevides Barros disse que o seu cliente, Reinado não tem a intenção de faltar ao respeito da decisão do tribunal, mas que se está a preparar para ter o diálogo com o Governo dentro de pouco tempo.
RTL cobertura de notícias
* * *
SRSG Atul Khare visita projecto da ONU em Oecusse
O Representante Especial do Secretário-Geral (SRSG) para Timor-Leste Atul Khare na Terça-feira (22/1) teve uma visita oficial no distrito de Oecusse para ver as actividades de vários projectos de desenvolvimento, tais como sanidade da água, hospitais e escolas financiados pelo WFP, UNDP, UNICEF, e UNOPS.
“Vim aqui par ver as actividades dos projectos de desenvolvimento em Oecusse
“Os programas da UNMIT, agencies da ONU, e OGN’s locais e internacionais estão sempre a ter uma resposta positiva da comunidade desde que ela esteja envolvida nos projectos,” disse o SRSG Khare.
O SRSG Atul Khare encontrou-se ainda com líderes locais para saber das suas opiniões sobre o trabalho das agências da ONU em Oecusse. (STL)
Alfredo, peticionários e o governo: comprometidos a terem diálogo
O Secretário de Estado para a Defesa Júlio Thomas Pinto disse que Alfredo Reinado, os peticionários e o governo se comprometeram a continuar o processo do diálogo.
Conforme decidiu anteriormente o Estado, a única maneira de resolver os problemas de Alfredo e dos peticionários é através do diálogo. (STL e DN)
Alegações de Alfredo: oposição pressiona Xanana para se apresentar no PN
Partidos da oposição no Parlamento Nacional (PN), PPT e KOTA, estão a pressionar o Primeiro-Ministro (PM) Xanana Gusmão para se apresentar sobre as alegações de Alfredo Reinado que Xanana é o autor ‘intelectual’ da crise de 2006.
“Como PM de Timor-Leste, Xanana Gusmão tem de falar a todo o povo sobre as acusações de Alfredo Reinado que disse que ele é o autor ‘intelectual’ da crise de 2006,” disse Manuel Tilman na sua declaração política na Terça-feira (22/1) no PN, Dili.
Mais ainda, Adriano Nascimento do Partido Democrático (PD) pediu ao PM Xanana para revelar as acções do Grupo de Trabalho para os casos de Reinado e dos peticionários. (STL e DN)
Bispo Basílio está surpreendido com a presença da ISF em Baucau
O bispo Basílio Nascimento da Diocese de Baucau disse estar surpreendido com a presença das Forças Internacionais de Segurança (ISF) que andam à volta do distrito de Baucau.
“Estou surpreendido a over soldados a andarem por aí. Não houve nenhum helicóptero em Baucau quando a nação estava em crise. Agora que está calmo, há helicópteros Australianos a voarem por cima de nós.
Não obtenho nenhuma explicação do governo, partidos políticos ou do PN porque é que andam soldados Australianos pelo país. Anteriormente estavam só em Dili. Não sei quem decidiu isto,” disse o bispo Basílio na Sexta-feira (18/1) em Baucau. (TP)
PN a estudar a possibilidade de chamar Xanana
O Vice-Presidente do PN Vicente Guterres declarou que o PN estudará a possibilidade de chamar o corrente PM Xanana Gusmão para responder às pressões da oposição relativas às acusações feitas contra ele por Alfredo Reinado.
“Encontraremos tempo para discutir com líderes dos partidos no PN se podemos convidar o PM Xanana Gusmão para vir ao PN ou não,” disse o Vice-Presidente Guterres no PN, Dili.
O deputado do Partido Democrático (PD), Adriano Nascimento, disse também que o PM Xanana deve fazer uma declaração política ao povo para evitar a confusão entre o povo (TP, TVTL e DN)
Afonso de Jesus: povo nos distritos está calmo
O Comandante-Designado da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) Afonso de Jesus disse que o povo nos treze distritos do país está a viver com calma graças à situação da segurança que é garantida pela Polícia da ONU (UNPol), PNTL e a comunidade de Timor-Leste.
O Comandante Afonso de Jesus disse que a situação da segurança tem estado calma graces à cooperação da comunidade com a PNTL no Ano Novo. (DN)
USA: rejeita ter dado uniformes a Alfredo
O Embaixador dos Estados Unidos da América em Timor-Leste Hans Klemm rejeitou os rumores de que o recentemente nomeado Embaixador dos USA em Timor-Leste estava a dar uniformes militares a Alfredo Reinado e ao seu grupo.
“O uniforme pode ser igual aos uniformes usados pelos militares dos USA, especialmente pelos marines, mas isso é apenas uma coincidência,” disse o Embaixador Hans na Terça-feira (22/1) numa conferência de imprensa em Farol, Dili.
O Embaixador Hans pediu aos media para mostrar um forte compromisso com a verdade e para noticiar responsavelmente. (DN)
Por
Malai Azul 2
à(s)
20:05
3
comentários
CONVITE AOS MEIOS DE INFORMAÇÃO
FRETILIN
Convida-se todos os meios de informação para uma conferencia de imprensa a ser concedida pelo Presidente da FRETILIN, Sr. Lu Olo e pelo Secretario Geral da FRETILIN, Dr. Mari Alkatiri, que terá lugar no Hotel Timor amanha, dia 24/1/08, pelas 10H00 sobre o seguinte tema:
"AMP" está a escangalhar o estado. FRETILIN defende com firmeza o estado de direito.
KONVITE BA MEDIA
FRETILIN konvida media tomak ba konferénsia imprensa ható hosi Presidente FRETILIN, Sr. Lu Olo no Sekretáriu Jeral FRETILIN , Dr. Mari Alkatiri , iha Hotel Timor, aban, loron 24/1/08, tuku 10.00 dedersan kona ba asuntuida ne'e:
“AMP” sobu estadu. FRETILIN hamrik metin defende nafatin estadu de direitu.
Departamento de Informação da FRETILIN (DEPIM – F)
Contacto: Filomeno Aleixo 734 0383
Por
Malai Azul 2
à(s)
20:04
0
comentários
Itália vai aumentar ajuda ao Timor Leste, diz Ramos Horta
22-01-2008 21:19:47
Lisboa, 22 Jan (Lusa) - A Itália vai ajudar o Timor Leste a se tornar "auto-suficiente" em termos agrícolas, disse à Agência Lusa o presidente timorense, José Ramos Horta, indicando que Roma vai aumentar "significativamente" o auxílio a Díli.
Por telefone, Ramos Horta fez um balanço da visita oficial de dois dias à Itália, em que foi recebido, entre outras personalidades políticas, pelo presidente de República, Giorgio Napolitano, e pelo primeiro-ministro italiano, Romano Prodi.
Segundo o governante timorense, o chefe do Executivo italiano garantiu que Roma vai reforçar "significativamente" a sua ajuda ao país asiático, tanto no domínio agrícola como no da segurança alimentar, para que o país possa assegurar a "auto-suficiência".
O governante seguiu nesta terça-feira para a Suíça, em uma estada particular. Em seguida, Ramos Horta parte para o Brasil, onde inicia no próximo dia 26 uma visita oficial.
Ajuda
A cooperação de Roma, que definiu com "até hoje modesta", também vai beneficiar a área política timorense. Outra ajuda importante virá da prefeitura de Milão, após a prefeita Letizia Moratti afirmar que vai auxiliar o desenvolvimento agrícola no país asiático.
Como contrapartida, o Timor Leste dará todo o apoio à candidatura de Milão à exposição universal programada para 2013, cuja decisão final será conhecida em março.
Na área cultural, a prefeitura de Milão garantiu a oferta de uma unidade móvel de cinema, projeto idealizado pelo próprio chefe de Estado timorense, o que permitirá levar o cinema às aldeias remotas do Timor Leste.
"Trata-se de um projeto meu, a que chamei Cinema Paradiso", disse, lembrando a importância que o filme homônimo teve na sua vida. "Fez-me lembrar a minha infância no Timor", afirmou.
Vaticano
Outro resultado prático da viagem de Ramos Horta à Itália foi a visita ao Vaticano, onde foi recebido pelo papa Bento 16. Na audiência ficou acertada a criação, ainda este ano, de uma terceira diocese no país, que se juntará às de Díli e de Baucau.
"Informei sua santidade sobre a situação no Timor Leste e o papa Bento 16 ficou bastante agradado pelo fato desta ter melhorado e encorajou o Timor Leste a continuar o processo de diálogo e reconciliação nacional", disse Ramos Horta à Agência Lusa na segunda-feira.
Depois da audiência papal, o presidente timorense se reuniu com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, que informou o presidente timorense da intenção da Santa Sé de abrir em Díli uma representação permanente.
Em relação à criação da terceira diocese no país, condição imprescindível para a constituição de uma Conferência Episcopal, Ramos Horta disse à Lusa que só falta o Vaticano escolher o futuro bispo.
A criação da terceira diocese, que segundo Ramos Horta "provavelmente deverá ficar no Suai", no sul do país, depende do avanço da nova divisão administrativa do país.
Por
Malai Azul 2
à(s)
19:54
1 comentários
Traduções
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "